Como habilitar a gravação de chamadas nos Lumias 950 e 950 XL

recorded-calls-folder-windows10

Uma das funções mais pedidas pelos usuários através do programa Insider durante o desenvolvimento do Windows 10 Mobile é sem dúvidas a gravação de chamadas. Embora a utilidade da função seja questionável para alguns, para outros esse é um recurso indispensável. O serviço é bloqueado de região para região, dependendo das politicas do estado em questão e também não estará disponível para todos os dispositivos rodando a nova versão do sistema operacional (ainda não há nenhuma informação oficial listando os dispositivos disponíveis).

Como não poderia deixar de ser, os novos Flagships da linha Lumia gozam plenamente do uso da função, embora ela não venha ativada de forma nativa. Desta forma, o portal Windows Central disponibilizou um tutorial de como habilitar o recurso nos novos Lumias 950 e 950 XL, e agora estamos trazendo o informativo para território nacional:

call enabler settings

  • 1. Comece entrando no menu de configurações, selecionando a categoria Sistema, em seguida Telefone.

call enabler settings recorder

  • 2. Selecione o Gravador de Voz como o recurso para a captura do aúdio durante as ligações, como indica a imagem.

call enabler call recording

  • 3. Ao fazer uma ligação, você notará o botão iniciar a gravação, basta clicar e começar a capturar o audio!

call enabler recorded calls

  • 4. Para ouvir as suas gravações, basta abrir o app “Telefone”, expandir o menu de contexto e selecionar “Ligações gravadas” para ter acesso aos arquivos de aúdio. Basta clicar para ouvi-los.

Outras Opções incluem:

  • A habilidade de marcar pontos importantes durante as gravações (utilizando o ícone da bandeira)
  • Compartilhar – você pode compartilhar como um clip de áudio por mensagem, Outlook Mail, Bluetooth, Onedrive, Whastapp e mais.
  • Cortar – são disponibilizadas ferramentas de edição para que você corte o aúdio apenas para os momentos interessantes para você.
  • Deletar
  • Informação do Contato
  • Você pode acessar os arquivos de aúdio diretamente do Explorador de arquivos nativos através do caminho Dispositivo > Ligações Gravadas. Elas sempre serão armazenadas nesse diretório, porém você pode move-las manualmente para o cartão SD.

O Windows Central também gravou o procedimento em vídeo:

Não é possível manter a função automaticamente ativa, logo, é necessário habilitar à cada chamada que você deseje gravar. Os aúdios são gravados em formato mp4 em uma taxa de 174 bitrate. Como o menu de configurações sugere, provavelmente, no futuro teremos aplicações de terceiros que possam ser selecionadas para fazer uso da função, o que seria bastante interessante.

Fonte: Windows Central

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.