Como impedir que notificações sobreponha a tela em qualquer Motorola

Pra quem usa o Android, especialmente aparelhos da Motorola, observa-se que as notificações aparecem de forma invasiva em muitos casos. Algo muito chato pois quando você está em determinado aplicativo assistindo algum vídeo ou com a cara vidrada na tela para se atentar a determinado assunto.

Contudo, resolvemos criar esse artigo, visto que este é um problema da grande maioria dos utilizadores de smartphones Android. De todo modo, saiba que é possível modificar isso e fazer com que essas notificações cheguem em seu dispositivo de forma sutil e não de forma invasiva ocupando parte da tela.

A solução: desabilitando o heads-up e mantendo o ícone e o alerta sonoro 

[gallery columns="1" link="file" size="medium" ids="58992"]

Antes de mais nada, saiba que não é necessários instalar nenhum aplicativo e nem mesmo fazer procedimentos de usuários avançados. No Android, há um recurso escondido que faz exatamente o que se pede, permitindo personalizar intensamente todas as notificações do seu dispositivo.

Passo a passo

  1. Mantenha pressionado as engrenagem de configuração no canto superior direito da central de notificações (prints abaixo):
  2. Enquanto você estiver pressionando, ela vai girar por alguns instantes e mostrar automaticamente a tela de configurações com uma opção a mais: “Sintonizador System UI“. Entre nesta opção.
  3. Na tela que abrir, vá em Outros -> Controles de ativação/desativação de notificações -> Ative e aproveite para ver as diferenças entre cada um dos níveis de configuração.
  4. Pronto, você habilitou um modo mais avançado de configurar as notificações. Mantenha o dedo pressionado em qualquer notificação de qualquer aplicativo (quando for emitida) e verá todos os aqueles níveis.

Eu deixei o nível 3 habilitado para os aplicativos de mensagens, como Whatsapp, Telegram e Facebook Messenger. A partir daí, todas as notificações emitidas pelos aplicativos configurados, aparecerá sutilmente, isso é, mostrando apenas o ícone na barra superior. Caso queira visualizar a notificação, basta deslizar o dedo de cima pra baixo e ela estará lá na central de notificações.

Gostou da dica? Então deixa-nos saber sobre o que você pensa nos comentários abaixo!

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.