Como realmente tirar fotos da lua cheia com Xiaomi e outros celulares

A linda Lua cheia que aparece por alguns dias em cada mês do ano desperta o desejo de se fazer algumas capturas com o celular. Porém, a grande maioria dos resultados das capturas sempre nos decepciona. Até mesmo fotógrafos profissionais podem ter dificuldades para fazer capturas da Lua, pois demanda equipamentos e técnicas específicas para isso.

Mesmo assim, nós iremos tentar ajudar nossos leitores descrevendo os passos de como capturar uma boa foto da Lua cheia. Talvez seja necessários ter um celular com um bom sensor, e os melhores são aqueles com lentes da Leica, Zeiss ou da Sony. Atualmente, o melhor celular para fazer fotos da Lua é o Huawei P30 Pro ou P40 Pro. Contudo, nesse experimento utilizaremos um Redmi Note 9S e um Mi Note 10 com câmera de 108MP.

Primeiro passos

  • Para facilitar a captura, é bom prender o celular a um tripé
  • Executar a câmera no modo PRO (modo manual)
  • Alguns celulares com sensor telefoto tem a opção de aplicar zoom óptico
  • O ISO você pode deixar em 100
  • A velocidade do obturador deixe em 500
  • Foco deve estar em manual para que você mesmo ajuste o melhor foco da lua

Aplicativos alternativos

Se o seu celular não tem um bom modo manual para alterar as configurações da câmera, nós iremos sugerir alguns apps de terceiros que vocês podem baixar na loja de Apps: Camera+ 2; Cymera; Camera FV-5; VSCO; ProCam 6; Câmera MX; ProShot.

Vídeo dando mais detalhes

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.