Como se livrar dos apps nativos e liberar espaço e RAM em seu dispositivo Android

Se tem uma coisa que incomoda e muito os usuários do Android é a quantidade de apps que vem de fabrica na maioria dos dispositivos vendidos no país. São duas, três calculadoras, navegadores, calendários, entre os mais diversos serviços, todos duplicados, sem contar nos apps que tentam agregar algo na experiência de uso mas trazem alguma funcionalidade bastante questionável.

Essa tranqueira toda é conhecida como Blotwares, sendo sabido que estas manobras são usadas pelas fabricantes na tentativa de “dar a sua cara” aos seus dispositivos, esperando que você faça uso das suas soluções e encontre maior valor nelas, assim como te agradar com os “extras”, o que não é que sempre acontece.

Mesmo sendo um problema recorrentemente alarmado pela comunidade, as fabricantes não parecem estar interessadas em trazer a possibilidade de desinstalar estes aplicativos, tornando difícil para usuários comuns se livrarem destes incômodos que por muitas vezes acabam por consumir bateria e espaço desnecessariamente. Ainda assim, existem algumas formas para se livrar destes problemas, tenha você um acesso root no seu smartphone, ou não.

Desinstalando apps nativos sem root

Para efetuar este procedimento será necessário que você tenha um computador a sua disposição. Uma vez nele, você deverá fazer o download do programa Debloater e instalar na sua maquina. Ative a depuração USB do seu dispositivo (caso não saiba como, veja aqui) e conecte um cabo USB do seu dispositivo ao computador. Em seguida, basa abrir o Debloater, carregue as informações e clique em Read device packages. Basta selecionar as aplicações que deseja remover e clicar em remover.

Obs: tome bastante cuidado com que o que irá remover. Uma vez removido algum programa importante para o funcionamento do dispositivo, será necessário reinstalar a Stock ROM, sendo um procedimento muito mais complicado. Contudo, o Debloater não deleta completamente os serviço, apenas os bloqueia, sendo possível recupera-los através da opção UnBlock All Packages. O site Meu-Smartphone não se responsabilizará por erros efetuados no procedimento. 

Desinstalando apps nativos com root

Uma vez com acesso ao super usuário do seu dispositivo, tudo fica muito mais fácil. Basta entrar na Google Play Store e buscar pelo conhecido Titanium Backup, efetuando o download diretamente para o seu smartphone. Ao abrir o app e conceder o acesso root, em uma interface bem simplória é possível efetuar copias de segurança nos apps que você não tem certeza quanto a importância, acessando a aba Backup/Restauração. Uma vez feito os devidos backups, basta clicar sobre o app desejado e escolher entre a opção Congelar e Desinstalar. Ao selecionar a primeira opção o app fará o mesmo que o Debloater, desativando completamente o app do seu aparelho móvel. A opção desinstalar, irá eliminar completamente o software, sendo impossível recuperar sem uma reinstalação da ROM, caso não tenha um backup do mesmo anteriormente.

Obs: é importante lembrar que uma vez que o procedimento pede acesso root, ele elimina a garantia do seu dispositivo. O site Meu-Smartphone não se responsabilizará por erros efetuados no procedimento.

O que devo desinstalar?

Como não existe um padrão entre o que as empresas colocam nos aparelhos (nem mesmo entre exemplares da mesma família) é sempre importante procurar forums e sites que informem sobre a importância de cada serviço embarcado naquela linha em especifico, mas ainda assim existem algumas coisas que você desinstalar sem medo.

Facebook, Twitter e demais redes sociais: algumas fabricantes tentam agradar os seus consumidores trazendo de fabrica aplicativos que elas acreditam que ele já iria de fato baixar, e ainda que caso você fosse mesmo o fazer, sirva de auxilio, muitas vezes esta iniciativa acaba por deixar preso um app ou outro sem uso.

Ferramentas de produtividade, tais como a suíte de apps da Microsoft: É verdade que muitas vezes estes apps acabam por te ajudar (principalmente se falarmos do pacote Office), mas nem todo mundo tem a necessidade de ter estes apps em um smartphone, ou até mesmo prefere outra solução concorrente.

App de limpeza ou antivírus: Se você usa um app de antivírus, você tem que repensar o seu uso. Caso não navegue por sites duvidosos, ou costume clicar em qualquer link que vê pela frente, não existe a necessidade de ter um app que consome tanta bateria e ram do seu aparelho. O mesmo vale para os apps de limpeza, que estão ativamente buscando reunir dados para apresentar opções de exclusão de arquivos inativos, algo que pode ser feito manualmente e sem consumo adicional de ram.

Apps duplicados e navegadores próprios: Sem dúvida, nada é mais estressante que ver duas ou três opções de um app com a mesma finalidade não é? se livre agora das calculadoras, agendas e reprodutores de música obsoletos, assim como os navegadores próprios que costumam ser menos seguros que as opções de empresas especializadas.

Que tal se livrar de toda essa tranqueira que te incomoda a tempos? é hora de fazer limpeza na casa e ficar de bem novamente com o seu melhor amigo e companheiro de bolso.

Via.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.