Comparativo de Apps 1#: Whatsapp! (Android x Windows Phone)

Se há algo que não podemos negar é que o Windows Phone é bastante diferente dos outros sistemas. Muitos usuários se gabam disso, porém outros se incomodam com a singularidade do sistema. Pensando nisso o Windows 10 Mobile vem com a proposta de trazer algo mais familiar e próximo ao que estamos acostumados, porém até o momento a ideologia Metro continua reinando, e o design “único” as vezes chega a parecer mal acabado. Mas ser diferente é de fato algo ruim?

Aliado a isso, é normal ouvir os usuários dizerem que os apps para Windows Phone são por vezes inacabados e incompletos em relação aos da concorrência. Logo, estou trazendo essa serie para vocês. Através da nova serie Comparativo de Apps vamos analisar a diferença entre os apps da nossa plataforma com os de plataformas rivais.

E o primeiro será o tão popular e extremamente usado:

O nosso mensageiro favorito já foi bastante esquecido na nossa plataforma, mas hoje através de um programa Beta vem evoluindo com constância ao ponto de não dever nada a sua versão disponível na concorrência. Vamos analisar os pontos de destaque do app:

Tela Inicial

Tela Inicial

Uma vez que o Adaptive UX ainda não está entre nos, na nossa plataforma ainda nos deparamos com diversos apps tematizados com a Metro UI e com o Whatsapp não é diferente. Como em todos os sistemas em que ele se encontra o app busca trazer uma identidade próxima ao que vemos no app de mensagens nativo do OS em questão. Seguindo esse pensamento, com adoção do Material Design no Android Lollipop o whatsapp adotou um visual muito mais colorido e polido, com diversas formas redondas.

Chamadas e Contatos

em ambas plataformas através de gestos swype temos acesso a tela de contatos e chamadas. No Windows Phone também temos a possibilidade de acessar a nossa lista telefônica completa na aba “todos“.

Os menus de contexto aderem ao padrão da plataforma.

Configurações

Enquanto no Android temos uma divisão mais organizada nas configurações, com icones e linhas assim como no Windows 10 mobile, atualmente o whatsapp no Windows Phone segue o padrão de listas, com letras grandes e acentuadas como a Metro UI vem nos apresentando desde o Windows Phone 7. Ainda assim, vemos todas as possibilidades do Android presentes no Windows Phone.

Configurações de Privacidade.
Configurações de Privacidade.

Configurações da Conta.

Configurações da Conta.

Infelizmente não foi adicionado uma tela referente ao pagamento da anualidade do aplicativo, nos levando para uma pagina no navegador, ao passo que no Android até pagar para um amigo podemos.

Pagamento

Perfil e Status

No nosso sistema, temos uma forma simplificada de alterar o nosso cartão de visitas. A alteração da foto do Perfil, da mensagem de Status e do nosso nome podem ser alteradas na mesma pagina. Já no Android a alteração do status ocorre através de um menu de contexto na tela inicial, já a foto e nome somente na aba “perfil” nas configurações do app.

Status e Perfil

Tela de Conversação

As diferenças aqui são apenas estéticas. A mecânica é a mesma, o que muda mesmo são apenas os contornos, ícones, efeitos, animações, mais uma vez buscando o padrão que o sistema oferece.

Conversa Whatsapp Windows Phone x Android

Apesar de localizadas em lugares diferentes, todas as opções da tela de conversas estão disponíveis para as duas plataformas.
Apesar de localizadas em lugares diferentes, todas as opções da tela de conversas estão disponíveis para as duas plataformas.
Visualização de Mídias Compartilhadas.
Visualização de Mídias Compartilhadas.

Dados dos Contatos

Felizmente com as mesmas opções disponíveis nas duas plataformas, a diferença aqui fica – novamente – apenas pelas características visuais do sistema operacional em questão.

Perfil do Contato Whatsapp Windows Phone x Android

Mídias compartilhadas com o contato.
Mídias compartilhadas com o contato.
Perfil de Grupos.
Perfil de Grupos.

Papel de Parede

Temos uma função a mais e exclusiva! Quem diria? Ao entrar em em “configurações > opções de conversa > Tela de Fundo Padrão” selecionamos o papel de parede padronizado ao nosso gosto e  que irá aparecer em todas as conversas que não tiverem um papel de parede diferente selecionado.

Já entrando em cada conversa e selecionando “tela de fundo” podemos escolher um papel de parede exclusivo só para conversa que selecionamos, deixando assim o nosso whatsapp muito mais pessoal e personalizável com um fundo diferente para cada contato. Já no Android, mesmo alterando pela conversa ou pelas configurações ele reconhecerá como padrão e aparecerá em todas as conversas.

trocar papel de Parede Whatsapp Windows Phone x Android

Whatsapp Web

Felizmente, o Windows Phone não ficou de fora dessa também. Vale lembrar que recebemos essa função logo no lançamento e o iOS amargou uma boa espera para receber essa função (que ainda está em beta para eles).

Whatsapp Web Whatsapp Windows Phone x Android

Chamadas de Voz (VoIP)

As tão aguardadas chamadas no Whatsapp chegaram para nos já faz mais de um mês! dessa vez fomos nos que aguardamos um pouco, mas antes tarde do que nunca. Extremamente funcionais e sem dever nenhum recurso, as ligações estão bem colocadas no app e assim como no Android com uma área dedicada apenas a elas (mostrada acima).

Curiosamente notei uma qualidade muito maior nas ligações efetuadas no Windows Phone, porém não busquei relatos de outros usuários. E vocês, já compararam com as ligações de algum aparelho Android?

Recebendo Chamada Whatsapp Windows Phone x Android

E então, ainda acham o nosso Whatsapp inferior? Quando falamos de funções, a versão do mensageiro para nossa plataformas está bem completa. Porém, acredito que com a nova diretriz visual do Windows 10 Mobile o Whatsapp Inc. nos deve um app reformulado com a Adaptive UX assim como fez com a chegada do Material Design no Android Lollipop. Acreditam nessa possibilidade?

Whatsapp Windows Phone

E esse foi o post da serie de Comparativo de Apps. Existem uma diversidade muito grande apps que estão presente na nossa plataforma como Facebook, Messenger, Telegram, Spotify, Instagram, Alternativos para o Youtube e cia. Qual app você gostaria que nós fizéssemos? Deixem nos comentários!

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.