Comparativo de Apps #10 : Vine (Android x Windows Phone)

Você já ouviu falar em Vine? Uma rede social que tomou a cabeça dos jovens a um tempo atrás, em pouco tempo viralizou de uma forma surpreendente. Qual a formula utilizada? bem simples!

Uma central para o compartilhamento de vinhas, videos curtos de 7 segundos em que o usuário pode brincar editando, cortando, pausando no melhor estilo stop-motion para criar videos extremamente engraçados. Não tinha como não fazer sucesso né?

Comparativo de apps #10 - vine -1

Porém como todo bom viral, o app acabou saindo de moda. A rede social que para alguns era obrigatória foi cada vez mais esquecida e hoje até mesmo substituída pelo popular da vez Snapchat.

Contudo, diversos usuários mais fervorosos da plataforma ainda utilizam sem parar e é por isso que esse será o app escolhido para o décimo comparativo de apps! Estaremos comparando as versões do Android e Windows Phone, assim como o alternativo 6sec do famoso desenvolvedor Rudy Huyn. Quem sabe você não se apaixone e se torne um desses calorosos usuários?

  • Tela Inicial

Comparativo de apps #10 - vine -3

Ao olharmos o feed pela primeira vez, é impossível não comparar o visual do app ao do Instagram. Em todos os três aplicativos analisados o contexto principal é o mesmo, variando apenas nos detalhes mais imples como a posição dos ícones e o design deles. Por serem apps oficiais, as versões padrões dos apps para as duas plataformas trazem os mesmos ícones, embora localizados em pontos diferenciados como dita a diretriz visual de cada plataforma.

O 6sec, uma vez já adaptado para a Adaptive UX traz um visual bastante atraente e bem semelhante ao visto no 6tag, com todo o charme da nova versão do Windows nos smartphones.

Comparativo de apps #10 - vine -4

Como já esperado, os menus das versões para Windows Phone surgem de baixo enquanto o da versão para android fica no topo, ocupando apenas um tímido espaço. Importante destacar que o 6sec lhe possibilita ver uma página onde você pode acompanhar as suas curtidas e alternar entre contas caso você possua mais de uma.

Em contramão, as versões oficiais possuem a opção de deixar os videos mudos até segunda ordem, o que é de grande ajuda uma vez que eles começam automaticamente. Isso não faz tanta falta a versão alternativa, já que ele é o único que pode desativar o inicio automático.

Comparativo de apps #10 - vine -2-2

Destaque para a versão oficial do Android que lhe exibe alguns pop-ups apresentando funções interessantes como a marcação de contatos como favoritos. Uma vez favorito, você será notificado a cada ação daquele usuário. O 6sec também se sobressai por trazer um botão para expandir o feed, te dando uma visão ampla e facilitando a navegação, assim como vimos também no 6tag.

  • Exploração, Notificações e Mensagens

Comparativo de apps #10 - vine -5

Ao clicarmos na lupa, somos jogados para uma tela de busca por tags e usuários, exceto na versão para Android, que não é tão direto assim. As versões para Windows Phone estranhamente se sobressaem por trazerem essa separação, mas logo ficam atrás após vermos o detalhamento oferecido pela versão do robozinho ao encontramos algo procurado.

Comparativo de apps #10 - vine -7

Ao clicar no ícone semelhante a um olho, somos apresentados à tela de exploração, onde é oferecido uma busca direta baseada em diversas categorias já pré-definidas. O curioso é que o ícone do olho não existe na versão para Android, sendo a lupa o ícone responsável a nos trazer a essa tela.

Para chegar a tela de busca então, você terá que clicar na barra de busca presente apenas nessa versão. No geral, não há sequer uma diferença que possamos encontrar além da barra previamente dita.

Comparativo de apps #10 - vine -6

Clicando no sino, a central de notificações é exibida. Não há nada a se por nota aqui, uma vez que ela funciona da mesma forma que outros apps como Instagram e Facebook e é totalmente igual nas três versões, exceto pelo atalho para a câmera presente no app oficial para Windows Phone.

Comparativo de apps #10 - vine -8

Na tela de mensagens, ou “MV’s” semelhante ao Direct ou as DM’s temos uma area onde podemos conversar com os usuários que seguimos. Tudo funciona de forma similar e não haveria nada diferente se não fosse o formato de menu lateral da versão para o sistema da Google. Ao invés de abrir uma nova tela, essa “janela” desliza para a tela e lhe permite  enviar ou responder uma mensagem sem perder o sentimento de imersão.

  • Perfil

Comparativo de apps #10 - vine -9

No perfil temos praticamente a mesma visualização entre os apps oficiais. Por algum motivo a minha Bio não apareceu no aplicativo para Android, mas em geral a visualização é bem parecida. Ainda assim há algumas diferenças notáveis: Não há o botão de buscas na versão para Android, assim como o atalho para as configurações na versão para o WP, as fontes estão em tamanhos diferentes e o persistente botão para a câmera está lá. O 6sec aposta em um visual mais simples, com fontes pequenas e vines em miniaturas, no melhor estilo do 6tag.

  • Câmera

Comparativo de apps #10 - vine -10

É aqui que a ação acontece. Com a câmera aberta basta apenas tocar na tela e segurar para gravar seu Vine, podendo pausar, redirecionar a câmera e continuar, deixando tudo ainda mais dinâmico. É claro, na versão para Android temos todos os recursos a disposição, como uma opção para buscar um vídeo já pronto da galeria, cancelar um projeto anterior ou os últimos segundos do vine, a ferramenta que viabiliza as opções de ativar a grade, o foco seletivo, o fantasma e o flash, um botão para trocar de câmera e um ícone para o salvamento do seu vine na memoria do seu aparelho.

Ao terminar o seu vine e clicar na seta que aparece ao topo, é dado a possibilidade de visualizar o vídeo composto adicionar uma legenda e marcar uma localização, além de editar o que foi feito, tirando o som, editando os cortes e mais. Ao finalizar, apenas subirá uma telinha onde você selecionará a forma de compartilhamento e quais redes sociais também receberão o seu Vine.

Comparativo de apps #10 - vine -11

Não há nada que a versão oficial para WP deva nesse quesito. O mesmo menu é apresentado de forma idêntica com as mesmas opções na hora de gravar, e após a gravação também é dada a opção de edição. A diferença fica mais pelos efeitos e transições que parecem bem mais coesas e modernas na versão do app para Android. Ao finalizarmos é mostrado uma tela no melhor estilo Instagram, com as mesmas opções citadas acima.

Comparativo de apps #10 - vine -12

A versão do Rudy porém, pela primeira vez em um app dele, surpreende por ser a mais incompleta (?). Aqui são dadas apenas as opções de alternar entre as câmeras, ligar o flash, focar e mostrar a grade. Ao terminar a gravação, não é dada a opção de edição. Ao fim, fica a dúvida: Porque escolher um alternativo com menos opções?

  • Configurações

Comparativo de apps #10 - vine -13

O menu de configurações bastante colorido do Vine é bem simples também. Podendo mudar a cor do seu perfil, alterar a foto, localização, Bio e diversos detalhes como email,telefone,região, configurações de compartilhamento e notificações entre outras funções básicas.

Comparativo de apps #10 - vine -14

Com uma fote bem maior como esperado, o menu para o app oficial da plataforma da Microsoft é praticamente igual. As funções aqui dispostas são as mesmas, exceto pela ausência da função relacionada aos contatos favoritos que não é suportada pelo app e a configuração do cache, algo especifico do Android.

Comparativo de apps #10 - vine -15

O 6sec em contramão mostra um menu exatamente igual ao do 6tag. Ele possuí todas as funções presentes em sua contraparte de mesma plataforma, porém também conta com algumas funções de personalização do visual do app e da live tile, além da opção de desativar a reprodução automática dos videos o duplo toque para curtir.

  • 1,2,3,4,5,7!

vine-mobile

O Vine é um bom exemplo de algumas modas vem e não ficam, como o Whatsapp e Facebook, apenas vão embora como os saudosos Orkut, Messenger, ICQ e outros. Ainda assim, nada impede de que o Vine ainda volte a ser um app amplamente usado pois é também conhecido que algumas modas voltam e a base de usuários da plataforma ainda permanece bastante ativa, embora algumas celebridades tenham migrado para apps concorrentes. Qual será a próxima moda a sumir? O Snapchat, talvez? acha que o Vine ainda tem possibilidade de voltar aos holofotes? deixe a sua opinião nos comentários!

Esse foi o 10º Episodio da serie Comparativo de Apps! Tem alguma sugestão para o app da próxima semana? deixe nos comentários!

Caso tenha dúvidas, sintam-se a vontade para perguntar em meu Twitter @decoportellas. Recebo perguntas frequentemente no Facebook, porém é bastante difícil eu responder por lá.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.