Comparativo de Apps #12 : Skype (Android x Windows Phone)

Skype Logo

Há um alguns poucos anos atrás, o que parece mais que uma década, os Smartphones não eram uma peça vital na vida das pessoas como hoje. Mensageiros como o Whatsapp e Telegram ainda não haviam aparecido, mas o hábito de conversação já era tão popular quanto hoje. Lembra-se do tempo em que você tinha que estar sentado ao seu computador para poder falar com o seu amigo sem gastar um créditos com as SMS’s?

Nessa época já nos víamos divididos entre as opções disponíveis, embora nenhuma impressione por “olhos de hoje”. O mais popular sem dúvidas foi o Windows Live Messenger, que superou o ICQ e resistiu bravamente a tentativa semelhante criada pelo ORKUT, só vindo a sucumbir após a chegada do Messenger no Facebook. Contudo, havia um outro mensageiro popular que corria por fora por ter uma proposta diferenciada. Por mais que você usa-se um dos mensageiros citados acima, sem dúvida você também utilizava o Skype, um programa de uma empresa independente que posteriormente foi adquirida pela Microsoft. Poder fazer uma ligação via internet ou conversar com a sua webcam era um diferencial e tanto para época, se tornando uma ferramenta muito importante para o mercado corporativo e para os gamers. Com a moda dos Smartphones, o Skype precisou se atualizar e hoje também está disponível como um App, principalmente nos dispositivos Windows.

É isso ai, estamos de volta! Depois de uma breve pausa, o Comparativo de Apps retorna com um dos apps mais pedidos. Tentei adiar o comparativo do Skype o máximo que pude pois obviamente a Microsoft tem alguma bela surpresa para a versão do mensageiro para o Windows 10, mas não é nada que não resolvamos com um “comparativo 2.0” no futuro. Se é Skype que querem, então no décimo segundo episódio da série, vamos comparar o Skype!

  • Tela Inicial

1-comparativo #12- skype

Quem já utilizou o Skype do Android no passado estranhará de cara. Ué, mas ele não era igual ao do Windows Phone? sim, ele era. Devido a nova politica da empresa que visa disponibilizar os seus serviços como a melhor opção mobile independente da plataforma, o Skype recebeu uma grande atualização nos sistemas rivais se adaptando as novas diretrizes visuais do Android e iOS.

Ok, mas e o Windows Phone? Vamos nos recordar de uma coisa: O Windows 10 Mobile está em desenvolvimento, portanto não há ainda uma nova versão do Skype para a nova plataforma. A Microsoft criou uma integração do serviço ao app de mensagens, como vinha sendo pedido a muito tempo pela comunidade, mas como não sendo essa de fato a nova versão do Skype, não caberia compara-lo aqui, até mesmo por não se tratar de um app completo. Então tenhamos consciência de que estamos comparando um app do Windows Phone 8.1, semelhante aquele que até pouco tempo era visto também no Android.

De um lado vemos todos as características do novo Material Design, do outro a já bem conhecida Metro. A diferenciação proposta entre os ícones e pivores, um menu hamburger, um botão flutuante e um menu expansível torna a o visual dos dois apps bastante distinto, passando uma identidade bem diferente para o mesmo serviço.

2-comparativo #12- skype

Já uma característica batizada da nova versão do Android, o botão flutuante foi bem explorado pela Microsoft. Em uma animação bem bonita e característica do padrão do aplicativo, as opções de abrir um novo chat, uma chamada de voz, uma chamada de vídeo ou gravar um pequeno vídeo para enviar para um amigo, o que torna o motivo de ter colocado esse botão ai um tanto questionável, como uma repetição de funções que você pode facilmente executar pelo app… podemos o considerar como um atalho. No Windows Phone, o menu expansível nos mostra as opções para um nova chamada (voz ou vídeo), um novo chat, opções de adição de contatos e gerenciamento das conversas, assim como o acesso as configurações e a opção de desconectar-se.

  • Contatos

3. -comparativo #12- skype

Clicando no ícone do meio ao topo/Deslizando ao lado você terá acesso a sua lista de contatos. Podemos ter uma ideia da diferença nas diretrizes ao notar as fotos dos contatos em círculos no Android e em quadrados no Wp, uma característica da atual versão do OS que já foi abandonada na versão mais atual. O único botão flutuante aqui serve para a adição de contatos, assim como trazido menu expansível.

5-comparativo #12- skype

Na versão do Windows, ao deslizar mais uma vez você chegará a uma página dedicada ao fácil acesso do seus contatos marcados como favoritos. No Android esse “hub” foi substituído por uma “lista de filtros” no próprio menu dos contatos. Ali você também poderá criar lista de contatos personalizadas.



  • Discador

4-comparativo #12- skype

Uma função pouco utilizada do Skype em terras tupiniquins, as ligações por crédito tem uma tela dedicada no Android com até mesmo um registro de chamadas recentes, como no Whatsapp. No Windows Phone apenas temos um botão para acesso no menu inferior, que leva para exatamente o mesmo discador que o botão flutuante do Android exibe.

  • Conversas

6. -comparativo #12- skype

Aqui é onde o polimento da versão para o sistema da Google fica mais evidente. Em uma interface mais futurística e menos crua, temos um design convidativo, como no app do messenger do Facebook. Pequenos ícones estão ali para as funções de compartilhamento e há também um botão de acesso para os emojis criados especialmente para a plataforma. Interações com o contato ficam no menu que se pode ter acesso clicando nos pontinhos ao topo e é nele também que chegamos ao perfil do seu contato. algumas informações como o país, status e nome de acesso no skype são exibidas aqui.

7-comparativo #12- skype

Já a versão para o Windows é extremamente…simples. Os botões de compartilhamento aqui são substituídos por um grande + azul que te leva para uma tela azul com todas essas funções listadas. Os emojis estão por aqui, mas em menor quantidade e categorias. As opções, como é de praxe da plataforma, ficam no menu expansível, e não temos opções como adicionar um novo contato a mesma conversa por aqui. Não sei se é um problema no meu app, mas as informações do perfil do contatos (que é acessado deslizando para a direita na tela de conversação) não aparecem para mim.

  • Chamadas

8-comparativo #12- skype

Felizmente, a função de maior destaque do Skype funciona da mesma forma simples e funcional nas duas plataformas. O visual também é similar e não notei qualquer diferença na qualidade do áudio ou transmissão da imagem entre os dois.

  • Configurações

9. -comparativo #12- skype

Uma característica bastante marcante do Android – e que há uma certa discordância pela inclusão dela no Windows 10 Mobile – é o menu Hamburger. Sem dúvidas, ele agregou bastante para o visual limpo do novo app para Android. Ali você tem as informações básicas do seu perfil, o acesso as configurações e a possibilidade de desconectar-se da sua conta. Ao entrar nas configurações, são exibidas informações pessoais, opções com emojis, notificações, contatos, privacidade, chamadas de voz e vídeo, conexão e chats, além das informações do app.

10-comparativo #12- skype

No Windows Phone, o seu perfil é acessado ao clicar na sua foto no topo da tela inicial, o que te levará para uma tela semelhante ao menu hamburger citado. Não são dadas muitas informações, caso você deixe saber mais clicando em “ver conta” você será direcionado para uma página no navegador”. As configurações que são acessadas pelo menu expansível abaixo traz pouquíssimas opções relacionadas as notificações, sincronização de contatos e acesso a localização, além da curiosa opção de alto contraste.

  • Mudanças virão, antes tarde do que nunca.

Skype_destaque

Esse é um dos comparativos que deixará os usuários Windows mais ansiosos por uma mudança. Bom, eu posso lhes dizer que ela já começou, com a integração do Skype ao aplicativo de mensagens, que já é bem funcional e por vezes mais eficiente que o app atual. Não faria sentido comparar essa integração ao Skype do Android, até porque ela é apenas uma integração e não tentar ser um app completo em momento algum. A Microsoft já confirmou o desenvolvimento de uma nova versão para o Skype, mas para isso, como já estamos acostumados, é preciso aguardar um pouco mais.

Esse foi o 12º Episodio da serie Comparativo de Apps! Tem alguma sugestão para o app da próxima semana? deixe nos comentários!

Caso tenha dúvidas, sintam-se a vontade para perguntar em meu Twitter @decoportellas. Recebo perguntas frequentemente no Facebook, porém é bastante difícil eu responder por lá.

Não deixe de conferir os episódios anteriores:

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.