Comparativo de Apps 2.0 (Android x Windows Phone): 1# Whatsapp!

whatsapp-android-vs-windows

Se há algo que não podemos negar é que o todo sistema tem a sua identidade, sendo uma aspecto importante na hora de você decidir por que smartphone comprar. E isso faz todo sentido: as diretrizes visuais dos sistemas operacionais modernos por muitas vezes interferem e diferenciam como os apps que você vai usar no seu dia dia se parecerão.

No ano passado trouxemos a série pioneira em comparações de apps em toda internet, o comparativo de apps, onde comparamos as versões dos apps para android e windows phone. Contudo, o tempo não para e os sistema mudaram muito mais nesse meio tempo, trazendo aprimoramentos e diretrizes visuais totalmente novas. Desta forma, é preciso abrir um novo comparativo 2.0 para avaliar o que mudou!

O mensageiro favorito…

O nosso mensageiro mais importante do mundo já foi bastante esquecido na plataforma da Microsoft, mas tem visto bastante evolução com as mudanças visuais inseridas com o Windows 10 Mobile e devido ao belo suporte oferecido pela empresa ao sistema, o app não deve nada a concorrência. Vamos analisar os pontos de destaque do app:

• Tela Inicialwhatsapp-1

Mais que nunca o whatsapp para Windows adquiriu uma cara mais semelhante ao visual padrão do mensageiro nas outras plataformas. Com contatos com fotos circulares e um os devidos refinamentos nos ícones e fontes a unica estranheza fica por conta do fundo em cor sólida e sem caprichos, que vem desde o Windows Phone 7.

• Registro de Chamadas e Contatoswhatsapp-2

whatsapp-3

•Conversas

whatsapp-5

A interface aqui está perfeitamente padronizada. É possível diferenciar de cara a identidade visual dos ícones escolhidos em cada sistema, mas a posição é exatamente a mesma, com as mesma disponibilidade de escolhas.

• Mídia
whatsapp-7

whatsapp-8

whatsapp-9

whatsapp-11

Em mais um exemplo de evolução, percebemos que até mesmo o recurso de edição de imagens está em pé de igualdade entre os dois sistemas. É importante notar que os menus de contexto da versão para Android trazem opções que tanto o próprio sistema da Google quanto o da Microsoft vêem acesso entrado ao perfil do contato ou as configurações do aplicativo.

• Perfis

whatsapp-12

whatsapp-13

whatsapp-14

Mais um exemplo de um capricho maior para o sistema do robozinho, a versão para Windows traz um design retro de suas antigas versões, intocado e até por isso atrasado.

• Chamadaswhatsapp-15

whatsapp-16

• Configurações

whatsapp-17

whatsapp-18

whatsapp-19

É preciso notar que todas as funções que podem ser encontradas em um sistema estão disponíveis na versão para o concorrente, mas é inegável que faltou um trabalho da equipe do Whatsapp para aprimorar os menus da versão para Windows, uma vez que permanecem confusos e pouco intuitivos.

• Whatsapp Web

whatsapp-web

• Ajustes

whatsapp-21

whatsapp-24
whatsapp-25

whatsapp-23

Ainda existe a vantagem por aqui: até os dias de hoje é exclusividade do sistema da Microsoft por um papel de paredes individual para a conversa com cada contato. No android ainda estamos limitados a um papel de parede geral para todo o aplicativo e não há previsão de mudança. Contundo, é revoltante notar que mesmo com a pressão dos usuários a versão para Windows ainda apresenta menus com a cara da versão passada e que não condizem com as principais areas do próprio aplicativo e do novo sistema.

E esse foi o post da serie de Comparativo de Apps 2.0. Existem uma diversidade muito grande apps que estão presente na nossa plataforma como Facebook, Messenger, Telegram, Spotify, Instagram, Alternativos para o Youtube e cia. Qual app você gostaria que nós fizéssemos? Deixem nos comentários!

 

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.