Comparativo de Apps 2.0 (Android x Windows Phone): 2# Facebook!

facebook-android-windows

Segundo pedidos, ele está aqui. A rede social mais popular do mundo é unanimidade quando se questiona a qual seria o app mais popular do mundo. Dono dos principais serviços móveis relacionados a vida social, o Facebook tem na sua rede o centro e o foco de todo o seu ecossistema, que faz da sua vó até o seu cachorro fazerem parte. Este é o lugar onde você encontra as pessoas e grupos que você não encontra diretamente no Google.

Por isso estaremos comparando o novo, remodelado e universal app do Facebook para Windows em relação da já conhecido app para Android. Será que agora estão em pé de igualdade?

Tela Inicial

comparativo-facebook-1

A primeira vista, parece que sim: o aplicativo para o Windows finalmente aderiu as novas diretrizes visuais do Facebook. Está tudo moderno e tecnicamente equivalente dos dois lados. Digo tecnicamente por uma pequena questão: ainda existe um “delay” na chegada de novidades ao sistema das janelas, fazendo com que algumas novidades ainda não tenham chegado: é possível notar na barra de postagem que traz um novo visual, assim como no menu para amizades que foi extinto nas outras plataformas. No demais, é importante notar que trazendo os menus para baixo, a semelhança com o iOS é nítida.

Publicações e Comentários

comparativo-facebook-2

comparativo-facebook-3

comparativo-facebook-4

comparativo-facebook-5

Seguindo a exemplo da tela inicial, ainda que equivalente as novas diretrizes de fontes e ícones estão em falta, mas não é nada que interfira efetivamente, uma vez que a experiência visual é limpa e similar. É notável que algumas animações estão apenas na versão para android, tal como a janela de comentários subir como um pop-up e não exatamente como uma nova página, o que dá a sensação de leveza ao aplicativo. Quanto aos menus de contexto, a versão para Windows vai deixando aos poucos os indícios do port do iOS, tomando identidade própria e agradando ao olhos.

Postagens

comparativo-facebook-6

comparativo-facebook-7

Neste ponto, existe uma grande semelhança entre as versões, porém a grande diferença está na experiência de uso. O aplicativo para Windows apresenta um desempenho bastante mediano e é possível notar um frameskip nas animações. Em contraparte, ele posta imagens em uma velocidade bastante superior, o que é advindo do port. A única grande mudança visível está na opção de fazer lives, disponível apenas para Android e iOS.

Solicitações e Notificações

comparativo-facebook-9

comparativo-facebook-8

Mais um exemplo da atualização que falta a versão, ainda não ouve a junção do menu de amizades com o de notificações no Windows, que culminou na extinção do primeiro citado. Ainda que isto indique uma novidade, é importante frisar que está mudança não veio para melhorar, complicando um pouco a visualização e aparentemente sem benefícios. A maior diferença a se notar está nas fontes, no uso forte do negrito e no espaçamento das frases.

Menu Principal 

comparativo-facebook-10

comparativo-facebook-11

Enquanto um preza pela simplicidade o outro tenta facilitar cortando menus e indicando com informações visuais. Não existe uma vantagem para nenhum dos dois explicitamente, mas enquanto o Android estende os menus, traz funções até além do necessário, no Windows (assim como no iOS) você tem as funções precisas e diretas, o que para alguns pode ser mais fácil.

Perfil

comparativo-facebook-12

Uma das últimas novidades no perfil fica por conta da frase de apresentação (Bio) e das imagens em destaque, que infelizmente não estão disponível no sistema da Microsoft. Ainda assim, são exibidos as informações básicas do contato (ainda que não completamente) e a organização é praticamente a mesma. A ideia permanece nos menus derivados:

comparativo-facebook-13-copia

comparativo-facebook-14

Fotos e Mídia

comparativo-facebook-15

comparativo-facebook-16

Grupos e Páginas

Ainda que apresente algumas poucas mudanças nos detalhes, é possível perceber que foi feito um bom trabalho com o port para o Windows. Isso porque, o aplicativo acaba por ter a ideia geral, mas perdendo um pouco de personalidade propria, já que não foram trabalhados elementos para a versão ter a sua própria cara, simulando a ideia do iOS no seu total.

comparativo-facebook-17

comparativo-facebook-18

comparativo-facebook-19

comparativo-facebook-20

e novamente temos que advertir que o aplicativo para Android não é só maravilhas. Além de consumir MUITO mais bateria do que a maioria dos diversos apps da plataforma, é o causador de muitos dos maiores problemas
comuns por lá:
1. Está entre os 5 aplicativos que mais consomem dados móveis;
2. Está entre os 5 aplicativos mais drenam bateria e consomem ram em segundo plano;
3. Está entre os 5 aplicativos que mais demandam processamento para sua inicialização;
4. Está entre os 5 aplicativos que mais lotam o aparelho de cache e arquivos inúteis.

E esse foi o 2º post da serie de Comparativo de Apps 2.0. Existem uma diversidade muito grande apps que estão presente na nossa plataforma como Facebook Messenger, Telegram, Spotify, Instagram, Alternativos para o Youtube e cia. Qual app você gostaria que nós fizéssemos? Deixem nos comentários!

1º Episódio: Whataspp

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.