Comparativo de Apps 2.0 (Android x Windows Phone): 5# Instagram

Você já socializou pelo facebook, bateu um papo no Whatsapp e Messenger, curtiu uma música no Groove, que tal postar uma foto e gravar uma memória no Instagram? A rede social focada em compartilhar suas fotografias e momentos com seus amigos cresceu estrondosamente e hoje já está entre as mais usadas do mundo e hoje é o astro do nosso comparativo!

Obs: devido ao feedback e ao fato dos apps estarem cada vez mais parecidos, estamos alterando um pouco o formato dos comparativos. Estaremos com maior foco nas imagens, deixando apenas notas sobre as diferenças. Contamos com vocês para debaterem as suas opiniões sobre os apps.

Tela Inicial

Dificilmente você encontrará diferenças por aqui, caso não saiba que o app para Windows é um port da versão para o iOS. Sabendo disto, basta visualizar os icones vazados na barra inferior e no topo, e tem-se uma separação minima. É importante notar também o simbolo na extremidade inferior direita, que representa uma função não existente ainda na versão para Windows.

Descobrir

Por aqui, nos vemos QUASE no mesmo cenário. Este quase é destacado porque infelizmente, o port para windows não apresenta 100% de estabilidade, tendo um desempenho muito abaixo do esperado, com um frameskip notável e certos lags. Caso o seu dispositivo seja um topo de linha, isso é minimizado, mas permanece abaixo da fluidez encontrado nas soluções para os outros sistemas.

Perfil

Caso não venhamos a frisar novamente as características do port, a unica grande diferença aqui está no ícone para as fotos salvas, que é a função informada no primeiro ponto deste comparativo. Basta clicar naquele simbolo quando ver uma foto e ela ficará armazenada ali para um acesso rápido a qualquer momento.

Stories

Mais uma vez a diferença fica pelo desempenho limitado da versão para Windows. Com bastante lag, a câmera neste app tem uma grande dificuldade para focar, sendo mais interessante tirar uma foto externamente e postando diretamente por aí. Fora isso, as funções presentes são as mesmas, com os mesmos filtros e mesmas funcionalidades.

É importante destacar algumas funções que estão ausentes na versão para Windows, tais como o Boomerang, a possibilidade de escrever frases com letras coloridas e o recurso de fazer lives através do Instagram, semelhante ao Facebook.

Direct

Estando algumas versões atrasada, a versão para Windows ainda não conta com o novo direct, que basicamente utiliza o formato do snapchat: você envia uma imagem ou mensagem diretamente e de forma secreta para um contato e ela irá se auto-destruir em até 24 horas.

Captura

Estranhamente, ao abrir a galeria através do app para WP você não dará de cara com todas as suas fotos, mas apenas as que tiverem na pasta em destaque (no topo). Caso não encontre uma foto, navegar ali será preciso.

Publicação

É apenas um pequeno detalhe, mas caso não tenha percebido, os filtros aparecem em uma imagem padrão e não em exemplos para a sua própria foto no Windows. Isso não chega a estragar a função, mas te obriga a testar manualmente os filtros antes de decidir por um.

Extra

Se tem uma grande vantagem neste port, é que a versão para o Windows recebeu algumas funções peek-and-pop proviniente do 3D touch na versão para o iOS que lhe permite ter acesso a algumas fotos do seu contato através de um pop-up aberto ao segurar a foto do perfil do mesmo, assim como opções ao pressionar uma foto na aba descobrir. O curioso é que no sistema de origem é preciso ter um dispositivo compatível com o recurso para isso funcionar (não estando disponível no iPhone 6 ou inferior, por exemplo), mas aqui funciona em qualquer modelo.

Configurações

Seguindo o padrão de sempre, a versão para Android apresenta um menu longo e com algumas funções a mais, tais como salvar vídeos automaticamente após postar e qualidade do upload, mas no geral é apenas uma forma diferente e menos econômica de se listar.

E esse foi o post da serie de Comparativo de Apps 2.0. Existem uma diversidade muito grande apps que estão presente na nossa plataforma como TwitterTelegram, Spotify, Uber, Netflix, Alternativos para o Youtube e cia. Qual app você gostaria que nós fizéssemos? Deixem nos comentários!

1º Episódio: Whataspp

2º Episódio: Facebook

3º Episódio: Groove Music

4º Episódio: Facebook Messenger

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.