Comparativo de Apps #2 : Facebook! (Android x Windows Phone)

Sem dúvidas, não há um aplicativo que divida mais opiniões sobre a sua qualidade do que o Facebook presente na loja do Windows Phone. Mesmo tendo diversos apps com versões muito fieis para o sistema, também temos aplicativo que devem muito para seus irmãos em outras plataformas. Ainda que prático, bonito e que contenha algumas das funções mais utilizadas por seus usuários, o nosso app para acessar a rede de Mark Zuckerberg é bem limitado e fica atrás em diversos quesitos.

Facebook Logo

Faltando diversas funções práticas, atalhos gestuais e até um pouco de organização, muitas vezes somos obrigados a utilizar o facebook no navegador para conseguir realizar uma ação ou outra, o que para muitos usuários é extremamente incomodo. Vale lembrar que o app que possuímos na loja é desenvolvido pela Microsoft e não pelo Facebook Inc., ainda que ele seja oficializado pelo mesmo.

Tela Inicial

1 - Tela de Feeds-horz

Seguindo as linhas de design metro, vemos as mesmas localizadas na barra inferior as mesmas opções que temos na area dedicada no Android. Temos a lista de posts praticamente nos mesmos moldes, os ícones e barras ao topo, seguindo as linhas de design de cada OS. No Android vemos constantemente interações do app com o usuário. Na versão para Android é visível um maior polimento dos detalhes, maior simetria das formas. Com esse design mais coeso, a navegação também se torna muito mais agradável.

• Publicações e Comentários

3 - Postagens-horz-horz

Ao passo que no Windows Phone temos um destaque maior no titulo e na imagem das postagens, no Android temos uma visualização completa das imagens, o que as vezes é muito mais agradável, já que em algumas postagens somos obrigados a abrir a imagem para poder entender o conteúdo.

7 - Conversas 1-horz

Ao clicar nos comentários ou curtidas no Android uma janela branca sob do canto inferior sobrepondo o conteúdo da tela, mas que pode ser arrastada para baixo a qualquer momento e descartada. Assim, temos a sensação de sempre estar na tela principal do feed o que destaca o efeito de imersão ao app. Já no WP, somos levados a uma nova tela, com os comentários e curtidas e ao retornar, um efeito de transição nos coloca no feed de volta. É notável também, que no Android os comentários são organizados em conversas, o que torna toda a interação mais coerente. Infelizmente, ao passo que no Windows Phone os comentários não são agrupados de forma alguma, em publicações com muitas respostas, os comentários são vistos em ordem totalmente confusa que nada condiz com a visualização dos mesmos comentários no PC, por exemplo.

5 - Fotos nos Comentários-horz-horz

Por um bom tempo, a nossa maior requisição quanto a uma função para o Facebook presente na Windows Store foi a presença das fotos nos comentários. Bom, elas estão ai!

[caption id="attachment_20155" align="alignnone" width="618"]Compartilhamento Ao compartilhar você não poderá escolher um grupo específico.[/caption]

É uma questão de perspectiva: ainda que não nos falte funções em boa parte dos casos, a forma em que as páginas foram organizadas não passa a sensação de liberdade que temos na plataforma concorrente.

• Postagens

8 - Posts 1-horz

Mais uma vez, as influências Metro fazem a diferença aqui. As funções organizadas no topo e no corpo da tela no Android estão localizadas na barra inferior no Windows Phone. Aqui logo damos falta da popular função “estou me sentindo…“. Ainda que não seja mais tão amplamente usada hoje, já chegou a ser tendência, e dessa estamos de fora até hoje.

• Solicitações e Notificações

9 - Solicitações de Amizades-horz

As diferenças entre o Material Design a Modern UI aqui falam por si.

10 - Notificações-horz

Em seu funcionamente, essas funções em nada se diferem.

• Menu Principal

11 - Menu Central 2-horz

Há pouco tempo atrás o facebook abandonou a central que ficava na extremidade esquerda do app em prol de um menu geral que se localiza na ultima aba da barra de atalhos.

11 - Menu Central 1 -horz

A diferença nessa area em questão é em sua maior parte somente estética, exceto pela presença do atalho “Fotos” no Windows Phone, que não é nada mais que a própria área de fotos e álbuns presente no Perfil do usuário. No lugar disso no Android está presente o atalho “Salvos” onde podemos salvar publicações e videos para ver depois.

• Perfil

12 - Perfil-horz

Minimalismo x Praticidade. Nada melhor define. No Android vemos ícones, quadrados ilustrados e uma estrutura para as funções. No Windows Phone,ícones na extremidade de baixo, nomes para substituir os quadros e ícones, porém as mesmas opções. O destaque aqui, fica por conta do ícone em forma de lápis ao lado da foto do perfil e da capa no app para android que lhe permite alterar a foto exibida para uma existente nos seus álbuns ou até mesmo o upload de uma nova. No sistema da empresa de Redmond,infelizmente isso não é possível, lhe obrigando a recorrer a versão para navegador ou a um PC para fazer essa tarefa simples.

13 - Sobre 2-horz

Na opção “Sobre” no Windows Phone, temos todas as informações mais importantes reunidas. Tudo de mais relevante está ali, porém nada pode ser editado.

13 - Sobre 1-horz

Na mesma opção no Android, além dos mesmos dados temos também diversos detalhes sobre o seu perfil, como filmes, livros, Programas de Tv que você gosta, aplicativos que estão vinculados a sua conta do Facebook e mais.

14 - Amigos 1-horz

Na opção “Amigos” o Windows Phone é mais uma vez, extremamente simplista, te mostrando apenas uma lista de todos eles. Não há barra de busca, porém, a possibilidade de navegar pelas iniciais ajuda bastante. No Android, além de possuirmos maior praticidade com a barra de busca, com movimentos swype podemos acessar extensões como as suas solicitações pendentes, sugestões de amigos baseada nos seus círculos e uma área para a busca de novos contatos.

15 - Fotos 1-horz

Em fotos, não é diferente, tudo é nos dado muito direto. Enquanto no Android temos de cara uma visualização de fotos em que fomos marcado e assim como nos amigos temos extensões como os álbuns e uma tela para o acompanhar o carregamento de novas fotos, no Windows Phone temos apenas os nossos álbuns. O proposito é cumprido, mas fica o gostinho de quero mais.

[caption id="attachment_20143" align="alignnone" width="618"]Opções na visualização das suas imagens Opções na visualização das suas imagens[/caption]

Grupos

Para muitos, o motivo de ter uma conta nessa rede social, para um usuário comum nada faltara. As postagens estão lá, videos, fotos e publicações são exibidas de forma completa. Porém para um administrador, a situação é diferente.

18 - Grupos-horz

Enquanto no Android podemos visualizar o Painel Administrativo, adicionar membros, visualizar os membros presentes, Fotos, eventos, Arquivos e até editar informações do grupo, no Windows Phone não podemos mais que visualizar a info do grupo e ter uma visão geral e limitada dos membro e fotos.

20 - Postagens do Grupo 2-horz

Dai só piora: Ao tentarmos visualizar as solicitações de postagens o app exibe uma página que nunca carrega. Ao tentar visualizar as solicitações de entrada, você é jogado para a versão móvel do site, no Internet Explorer.

20 - Postagens do Grupo-horz

• Páginas

22 - Páginas-horz

Assim como nos grupos, para um visitante, nada faltará, porém para um administrador, a falta de recursos são limitadores de peso. Enquanto no Android você pode verificar toda a atividade da sua página, Promover, Impulsionar, Fixar e editar qualquer dado, na versão para Windows Phone se acostume ao básico. Você só poderá postar e visualizar as fotos da página. Fixar publicações de nada valerá aqui: nenhuma delas vai ser reconhecida como fixada.

23 - Páginas 1 -horz

• Configurações

26 - Configurações do App 1-horz

Não há muito oque dizer aqui, a diferença é nítida. Enquanto temos um menu de configurações com pouquíssimas opções e apenas voltadas para o aplicativo, no Android é visto uma gama BEM maior de detalhes para serem configurados. Não se limitando apenas ao app, podemos mudar informações da nossa conta, mexer com a integração de aplicativos e mais.

• Menção Honrosa: Integração

27 - Sincronização dos Contatos 1-horz

Bom, não vamos ser pessimistas. Se tem algo de muito bom no nosso facebook é a sua integração ao sistema. Graças a ela, podemos conectar cada um dos nossos contatos ao seu respectivo perfil na rede social, sincronizando as suas fotos e podemos até mesmo visualizar suas atividades no próprio app de contatos. para muitos usuários, isso é uma mão na roda.

• Menção… Honrosa? Publicidade e defeitos

Publicidade 1-horz

O aplicativo para Android não é só maravilhas. Além de consumir MUITO mais bateria do que a maioria dos diversos apps da plataforma, é o causador de muitos dos maiores problemas
comuns por lá:
1. Está entre os 5 aplicativos que mais consomem dados móveis;
2. Está entre os 5 aplicativos mais drenam bateria e consomem ram em segundo plano;
3. Está entre os 5 aplicativos que mais demandam processamento para sua inicialização;
4. Está entre os 5 aplicativos que mais lotam o aparelho de cache e arquivos inúteis.

E claro, é repleto de PUBLICIDADE. Sim, ao rolar o seu feed você verá propagandas com constância, sejam de páginas, aplicativos, sites, postagens populares no pais e mais. Não há forma de retira-las.

Facebook

Um dos aplicativos mais odiados pelos fãs do Sistema, o Facebook mostrou que realmente NECESSITA de uma reforma urgente. Bom, com a aproximação da Microsoft e o Facebook com o Oculus Rift e a liberação do SDK do Facebook para o Windows 10 esse é o momento ideal para se aguardar um novo app da rede social, feito agora pela própria companhia de Zuckeberg.
Porque não sonhar?

Bom pessoal, esse foi o episodio 2 dessa nova serie que promete render muito. De altos e baixos, seguem o acervo da nossa plataforma, com apps que estão muito atrás, alguns que nada devem e até outros que superam os da concorrência.

Deixe nos comentários qual app que você deseja ver sendo comparado por nós na semana que vem!

 

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.