Comparativo de apps #6 : Twitter (Android x Windows Phone)

capa - Twitter 1

As redes sociais possuem uma presença muito forte na vida das pessoas. Sempre existem aqueles que querem distancia desse mundo, mas a verdade é que a grande maioria chega a alimentar um certo vicio quanto a essas ferramentas. No passado, o Orkut, rede social feita pelo Google, tomou o coração dos brasileiros, porém com o desvio do seu proposito e a aparição de concorrentes de maior qualidade, não demorou muito para o Facebook tomar esse posto.

Existem milhares de outras redes sociais como Linkedin e Google +, algumas com usuários fieis, outras esquecidas, e entre elas, uma bastante popular no mundo que tem uma participação bem menor no nosso país é o Twitter. Sim, a rede que popularizou o hashtag tem uma base instalada bastante relevante, mas ao contrario de diversas outras regiões (onde ele chega até mesmo a superar o facebook) não se compara ao de outras redes, por aqui.

Tendo um foco voltado para o compartilhamento de noticias, fotos e pensamentos curtos o Twitter é bem mais simplório que o facebook e um funcionamento totalmente diferente. Enquanto no Facebook estamos em contato com todos nossos amigos e parentes, no Twitter é comum você interagir bem mais com pessoas completamente desconhecidas através de interações bem mais curtas limitadas a 140 caracteres (com exceção das DM’s). E hoje esse é o app que estará sendo comparado no episodio #6!

  • Tela Inicial

1

A primeira vista já temos um primeiro baque quanto ao design. Não sendo exatamente positivo ou negativo, mas completamente diferente .Ao passo em que o app para o Windows Phone é bastante organizado e limpo, ele também é bastante simples, e há quem ame isso. Já o app para Android tem diversos pequenos detalhes no uso das cores e ícones que tornam a visualização mais moderna, porém mais poluída. Temos um botão para tweetar na extremidade inferior em ambos apps, tendo no app para android um atalho direto para a câmera ou a galeria, o que pode ser acessado direto da tela da composição do tweet também. A navegação se dá por botões de acesso no android e pivor no Windows Phone.

9

No Android o compartilhamento de links pelo twitter funciona semelhante ao Facebook, é só por lá e é criado um link com a imagem destaque, o que não ocorre no Windows Phone. Também sentimos falta do navegador incluso ao app da rede social que lhe permite visualizar os links sem ter que sair do aplicativo para o navegador.

2

Clicando no ícone correspondente ou deslizando para o lado no WP, temos uma visualização das nossas notificações. Felizmente, na versão do app para a nossa plataforma o ícone para escrever um novo tweet continua lá e não precisamos voltar para tela inicial para tal ação. Mas por outro lado, na versão para Android podemos interagir com as nossas notificações por ali mesmo, podendo responder, retweetar ou favoritar/curtir sem ter que efetivamente entrar na tela do tweet.

  • Tweet

6

Na função mais importante da rede social, temos o mesmo mecanismo. Com suas próprias linhas de design é aberto um campo para a digitação do texto, com opções para a adição de fotos e localização.

10

Ao interagir com um tweet as condições são as mesmas, e as opções contextuais também não se alteram, apesar de eu não ter encontrado no app para android nenhum botão para copiar o link para o tweet como em sua contraparte.

11

Curiosamente, ao respondermos um tweet no windows phone, ele não aparece imediatamente incluso na lista, ainda que já seja indicado na tela inicial e no seu perfil.

  • Exploração

4

Indo pro lado mais uma vez, podemos explorar o que está sendo mais comentando ultimamente. No Android podemos explorar contatos que podemos conhecer, assuntos que pode nos interessar, etc.

5

Ao clicarmos na lupa, a situação se inverte. O app para Android que mantem o ícone para escrever um tweet aqui. Ele também sai na frente por trazer os tweets mais populares no momento, os trend topics.

  • DM (Direct Message)

3

A mecânica das mensagens privadas é a mesma, pelo menos a primeira vista. Não é uma função que eu conheça muito, mas em meu pouco uso, não vi diferenças notáveis a se pontuar, exceto que no Windows Phone ainda há uma limitação de caracteres nessa área, ao passo que já foi removida no Android. Vale ressaltar que no WP o acesso delas está no Perfil e não no menu superior.

  • Perfil

7

Diferenciados por questões de design, o perfil é belo e funcional nos dois. É um pouco decepcionante não poder ter uma visão geral das fotos, tendo que passar uma por uma para chegar as ultimas, mas nada que prejudique a usabilidade demais.

8

 

Importante lembrar de uma função exclusiva da plataforma da empresa de Redmond: o suporte a múltiplas contas. Caso você possua mais de uma conta, você pode deixar as duas logadas e facilmente alternar entre elas. Pratico não é?

  • Configurações

13

Não é nenhuma surpresa encontrar configurações mais simplórias na versão para o sistema da Microsoft. Podemos sim alterar o tema do app (entre claro e escuro) mas nenhuma personalização a mais, exceto as opções de fonte já comuns da plataforma.

12

Existem funções relacionadas a conexões e consumo de dados, sincronização e notificações que não temos no app disponível na Windows Store.

  • #Achoqueeuviumpassarinhoazul…

capa - Twitter 2

Apesar de não tão atrasado em relação as suas versões em outras plataformas, muitos usuários clamam por uma nova versão do app, que curiosamente recebeu um changelog na loja no mesmo dia em que a sua versão para Desktop recebeu uma grande atualização, mas ainda não foi atualizado. Especula-se que está sendo desenvolvido uma versão parecida para celular, o tornando um app universal, mas nada foi confirmado ainda. O que nos resta é aguarda, mais uma vez.

Esse foi o 6º Episodio da serie Comparativo de Apps! Tem alguma sugestão para o app da próxima semana? deixe nos comentários!

Caso tenha dúvidas, sintam-se a vontade para perguntar em meu Twitter @decoportellas. Recebo perguntas frequentemente no Facebook, porém é bastante difícil eu responder por lá.

Não deixe de conferir os episodios anteriores:

#1 Whatsapp

#2 Facebook

#3 Instagram

#4 Youtube

#5 Facebook Messenger

 

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.