Comparativo de Apps #8 : Feedly (Android x Windows Phone)

Buscar informação é uma tendencia do século XXI. Desde a expansão da Globalização o mundo está totalmente conectado, principalmente nos dias de hoje. Para nós, amantes de tecnologia isso é quase uma obrigação,mas convenhamos que navegar de um site para outro é bastante incomodo! Buscando facilidade podemos utilizar os já populares leitores de feed RSS que nada mais são que uma especie de hub para unir todos as postagens dos sites que você acessa em uma unica central.

Capa - Feedly

Provavelmente, o Feedly seja desconhecido para alguns. Um dos melhores e mais populares leitores de feed RSS no Android infelizmente não possui uma versão para Windows Phone, contudo, como já podemos esperar, contamos com alternativos de qualidade na nossa plataforma. E para quem está interessado, no 8º Comparativo de apps trago duas ótimas opções: Feedsea e Feedlab!

  • Tela Inicial

1

Se formos comparar ao Feedly, na porta de acesso sem dúvidas o Feedsea traz mais semelhantes. Com noticias listadas, fotos ao lado e conteúdo conjunto, a experiência é bem parecida, exceto pela forma de navegação, onde o Feedsea oferece uma rolagem e o Feedly uma especie de pilha de cartas. O Feedly também se diferencia por trazer um resumo do mais importante em cada categoria antes de mostrar-lhe a lista conjunta. No Feedlab você tem as principais noticias separadas por categorias e cores, o que torna muito mais fácil assimilar apesar de fugir do padrão. Destaque para o Feedsea por trazer a opção de marcar para ler depois, marcar como lida e compartilhar bem visíveis.

2

Com um movimento Swype para a esquerda temos o menu principal, tornando a similaridade maior no Feedlab. A visão é praticamente a mesma, mantendo até mesmo os ícones iguais. No Feedsea o menu se encontra no lado oposto e traz uma visão um pouco mais sóbria e não tão moderna.

3

Com um movimento Swype para a direita temos o menu de busca de novas fontes. É aqui que procuremos o que queremos ler para adicionar as nossas categorias. novamente o Feedsea se difere tendo a tela de busca apartir de um menu de contexto na tela inicial e não do movimento swype.

4

No menu principal vemos a opção “Saved for later” (Salvos para depois) onde podemos acessar as noticias que guardamos para ler em outro momento. Para salvar uma noticia, no Feedly basta segurar o toque sobre a mesma, no Feedlab é só segurar e selecionar “save for later” no menu de contexto e no Feedsea somente clique na estrela. Destaque ao Feedlab por trazer exatamente a mesma interface que o app para Android.

5

Mais em baixo no menu principal podemos ver todas as nossas categorias e os sites que adicionamos a elas. Lembrando que toda vez que adicionar uma nova fonte você pode também criar uma nova categoria.

6

Na versão do sistema da Google temos a função “Explore” (Explorar) que nada mais é que um atalho para diversas noticias que podem lhe interessar, selecionadas com base no seu uso.

7

O menu principal do Feedly também traz algumas opções complementares que não estão presentes em seus alternativos para o sistema da Microsoft, como Vistos recentemente, editar conteúdo (que está localizado nas configurações dos outros) e conexões.

8

Temos também a opção de ativar um tema escuro, mas que nos alternativos se localiza nas configurações (O Feedlab possuí um tema cinza também).

  • Leitura

12

A experiência tende a ser a mesma aqui, porém as possibilidades são divergentes. Tanto na lista de contatos, quanto na tela de leitura em si o Feedly traz diversas opções como Promover a noticia para outras pessoas (através do explore) e por as mais antigas primeiramente.

13

Todas as demais opções estão presentes nos alternativos, como marcar todas com lidas, filtrar as noticias, compartilhar, salvar para ler depois e etc.

14

A interface é praticamente a mesma: Uma página em branco com a noticia e as imagens. O foco é ser extremamente simplista. Caso queira mais detalhes, você sempre tem a opção de abrir a noticia direto pelo navegador a vista. Vale ressaltar as noticias de alguns sites não aparecem aqui por completo, te obrigando a ir ao navegador.

15

Destaque para o navegador interno do Feedly. que lhe permite ter uma experiência mais profunda, sem ter que sair do app.

  • Configurações

9

Aqui o Feedly dá um show a parte, lotado de opções, o menu de configurações tem diversas opções para personalizar a sua experiencia, te deixando livre para deixar o app completamente ao seu gosto.

10

Não que os alternativos façam feio, tendo 100% das funções mais vitais. É sempre bom ter mais opções, mas para a experiência principal do app, nada falta.

11

Destaque para o menu mais completo do Feedsea e para as opções de categorização e facilitação da sua experiência no Feedlab.

  • E ai, Qual é a Novidade?

feedly_11

Esse comparativo, sem dúvidas deve ter sido uma sugestão de app para alguns. Indispensáveis para quem os conhecem, esses apps são capazes de facilitar muito a sua busca por informações, e otimizar o seu tempo. Interessantemente, a interface do Feedly casa perfeitamente com o Windows 10 Mobile, e quem sabe não recebemos o app na nossa plataforma? bom, até lá estaremos muito bem servidos!

Esse foi o 8º Episodio da serie Comparativo de Apps! Tem alguma sugestão para o app da próxima semana? deixe nos comentários!

Caso tenha dúvidas, sintam-se a vontade para perguntar em meu Twitter @decoportellas. Recebo perguntas frequentemente no Facebook, porém é bastante difícil eu responder por lá.

Não deixe de conferir os episodios anteriores:

#1 Whatasapp

#2 Facebook

#3 Instagram

#4 Youtube

#5 Facebook Messenger

#6 Twitter

7# Spotify 

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.