Comparativo de Apps #9 : Netflix (Android x Windows Phone)

Assim como citei no comparativo do Spotify, o Streaming é a “ultima moda” do século XXI , sendo a solução para aqueles que não tem a graça de ter 64gb de armazenamento interno ou cartões de memória de grande espaço. De música, livros e imagens, claro que filmes e series não podem ficar de fora. Sendo também uma forma legalizada de consumir mídia sem pagar tanto, alguns apps oferecem esse serviço através de uma assinatura (alguns de forma gratuita ilegalmente como o Popcorn Time e Mega Filmes) e o mais popular deles sem dúvida é o Netflix.

netflix-logo

Já tendo superado a audiência da Tv em diversos países, é difícil encontrar alguém que não conheça ou até mesmo nunca tenha usado o app. O prestígio do serviço é tão grande que existem até mesmo algumas series que são lançadas exclusivamente nele! Com um acervo muito interessante e uma interface extremante simples, esse o 9º Comparativo de Apps!

  • Tela Incial

comparativo de apps #9: Netflix

Assim como o Spotify, esse é mais um serviço que busca alcançar todas as plataformas, portanto pouco alterando o seu design de uma para outra. Dá para contar nos dedos o que vemos de diferente de um para o outro, tendo maior destaque na divulgação de outros titulos no android, que sempre dão um jeito de aparecer.

comparativo de apps #9: Netflix

Com exceção dos menus de contexto, é muito fácil você confundir os dois apps. A experiência é exatamente a mesma.

  • Exploração

comparativo de apps #9: Netflix

Ao buscar novos títulos, as mesmas opções e obviamente os mesmo resultados vão ser exibidos para você. Nos detalhes, vemos que há um pouco de influência visual relacionado a plataforma, mas é tão pouco que chega a ser insignificante.

comparativo de apps #9: Netflix

Ao abrirmos o titulo selecionado, sim, nos deparamos com mais polimento no Android como esperado. Nada falta na versão pro Windows Phone, mas fontes grandes demais a falta de uma Thumbnail decente e alguns detalhes visuais fazem o app parecer menos moderno.

comparativo de apps #9: Netflix

Contudo, como citado, nenhum opção falta, e a experiência ainda assim tende a ser a mesma.

  • O Player

comparativo de apps #9: Netflix

Curiosamente, o app para Android não permite que tiremos screenshots do seu player, me obrigando a buscar essa imagem na internet. A sua versão para Windows Phone até permite, porém, independente da parte do vídeo em que for tirada o player aparecerá totalmente em preto. Aqui vemos as primeiras desvantagem do app para WP:

• Não existe o botão para alternar os episódios, nos obrigando a voltar a lista e selecionar um novo;

• Não existe o botão para reproduzir a tela em um dispositivo compatível, como o Chromecast por exemplo;

• Não existe o extremamente útil botão para voltar 30 segundos atrás, que armazena um pouco da reprodução e cache para podermos rever aquele momento perdido. Claro que podemos voltar manualmente, mais assim deverá esperar ele carregará a cena.

De resto, tudo funcionará conforme esperado. A falta desses recursos não atrapalha a experiência, mas torna ela muito mais limitada.

  • Configurações

comparativo de apps #9: Netflix

Para um app extremamente simples, era de se esperar configurações extremamente simples também, até mesmo em sua versão para Android. É interessante notar que todas as opções disponíveis nas configurações do app para Windows Phone são voltadas a privacidade e informações da conta, não presentes no app para Android. Em contraparte, a versão do sistema da Google traz apenas duas opções relacionadas a conexões e notificações.

comparativo de apps #9: Netflix

 

Felizmente, a opção de alternar o perfil já está disponível na nossa plataforma, uma vez que esteve ausente por muito tempo.

  • Luz, Câmera e Ação!

Netflix

 

Sem dúvidas o Netflix é o serviço mais difundido entre plataformas. Você poderá acessar ele em sua SmartTv, em seu console seja ele de qual empresa for, em seu Chromecast, Apple Tv, em seu PC com OS X ou Windows , em seu tablet ou smartphone com iOS, Android e é claro, Windows Phone. O app pago com maior número de assinantes dispõe grande qualidade para os usuários do sistema da Microsoft, embora ainda tenha no que melhorar. Bem suportado, podemos esperar melhoras junto com a acensão da participação de mercado da plataforma!

Esse foi o 9º Episodio da serie Comparativo de Apps! Tem alguma sugestão para o app da próxima semana? deixe nos comentários!

Caso tenha dúvidas, sintam-se a vontade para perguntar em meu Twitter @decoportellas. Recebo perguntas frequentemente no Facebook, porém é bastante difícil eu responder por lá.

Não deixe de conferir os episodios anteriores:

 

#1 Whatasapp

#2 Facebook

#3 Instagram

#4 Youtube

#5 Facebook Messenger

#6 Twitter

#7 Spotify

#8 Feedly

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.