Comparativo de Apps (Android x iOS): 1# Whatsapp!

comparativo-2-0-whatsapp

Olha, por essa você não esperava não é mesmo? apos trazermos o primeiro comparativo de apps “tela-por-tela” da internet e a pouco tempo trazer a sua versão totalmente atualizada para fazermos uma nova analise das mudanças das interfaces, eis que trazemos um novo arco para a série. Comparando o sistema das maiores rivais do desenvolvimento no mundo móvel, poderemos conhecer qual são os detalhes que chamam a atenção de usuários dos dois maiores sistema do mercado. De um lado o elegante e refinado iOS, do outro, o alegre e eclético Android.

Assim como é tradição, nesta primeira edição traremos o mensageiro conhecido e amado por (quase) todos, dominante na loja de aplicativos mundo a fora e instalado em 11 a cada 10 aparelhos. Vamos ver de perto as semelhanças e diferenças do Whatsapp entre as plataformas.

• Tela Inicial

whatsapp1-1

De cara é possível verificar a diferença acentuada entre as interfaces. Enquanto uma versão dá prioridade as cores vivas e solidas, a outra preza por detalhes e ícones que oferecem interação ao toque e indicações visuais claras, deixando de lado as cores por um fundo clean. Enquanto o Android faz uso de barras de tópicos ao topo, o iOS traz ícones no rodapé que centralizam a navegação.

• Registro de Chamadas e Contatos

whatsapp1-2

whatsapp1-3

As diferenças são sutis nestes menus, uma vez que prevalece a interface do sistema. É possível notar a grande semelhança da versão para o sistema da maça com os aplicativos nativos como o imessage e até as próprias configurações, mostrando grande integração da proposta visual do app com a interface do sistema, algo característico da plataforma.

•Conversas

whatsapp1-5

Neste campo é possível notar a origem das influências da interface do Windows Phone estão no iOS, que traz um fundo clean e ícones arredondados e vazios. A predominância de elementos minimalistas faz contraste aos botões flutuantes e a vivacidade dos designs para Android, trazendo um tom diferente para a mesma ideia. É notável que ao deslocar o menu de mídias para a parte de baixo sobrou espaço em cima para um ícone próprio para as chamada de vídeo.

• Mídias

whatsapp1-7

whatsapp1-8

whatsapp1-9

Apesar de trazer uma interface muito parecida em relação a interação com mídias, a diferença fica pelos menus de contexto ambíguos pela relação a linguagem e a falta de menus expansíveis no iOS, deixando os demais elementos para areas de configurações e perfis.

• Perfis

whatsapp1-10

 

whatsapp1-12

Ao passo que o Android traz mais destaque as imagens e elementos visuais, no iOS o foco está nas opções, textos e funções. Mais populoso, os perfis do sistema da maça trazem tudo o que é de necessário e ficou de fora das outras telas, evitando cruzar ideias, porém abdicando da facilidade de uso ao deixar estas ações mais escondidas.

• Chamadas

whatsapp1-13
whatsapp1-14

 • Configurações

whatsapp1-15

whatsapp1-16

whatsapp1-17

Por aqui fica evidente que a beleza tem faces diversas. Isso porque apesar das duas interfaces apresentarem boa organização, estruturas detalhadas e menus consistentes, funcionais e completos, é possível notar que a mesma cena é reproduzida de uma forma totalmente diferente em cada um dos lados. Ainda assim, não é possível ditar quem é a mais bonita ou mais bem feita: tudo esta nos conformes, fica a critério do gosto de cada um.

• Whatsapp Web

whatsapp-web

• Ajustes

whatsapp1-19

whatsapp1-22

whatsapp1-23

whatsapp1-21

Os menus reproduzem o conceito acima: apenas sua preferência poderá indicar o que te agrada mais. O design é bem trabalhado nas duas plataformas, restando apenas os detalhes para diferenciar. Muitos preferem a simplicidade, os característicos ícones com desenhos minimalista e a navegação por gestos e pequenos indicadores do iOS, enquanto outros preferem a interface mais divertida e colorida ao mesmo tempo bem equilibrada e viva do Android. Qual a sua preferência?

E esse foi o post da serie de Comparativo de Apps 2.0 versão Android x iOS. Existem uma diversidade muito grande apps que estão presente na nossa plataforma e comentamos com vocês para nos indicar qual app que devemos trazer para os próximos capítulos. Deixem seus comentários abaixo!

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.