Comparativo de Apps (Android x iOS): 2# Facebook

ios-vs-andorid

Depois de analisarmos a maior rede social do mundo comparando a versão do Android com a do Windows Phone, é hora de trazer o iOS para bater de frente com o robozinho mais famoso do mundo. Uma vez que estamos falando dos dois maiores sistemas do mercado, podemos ter a certeza de que um app deste calibre está completamente atualizado nas duas versões, logo, o que será que os difere?

Antes de mais nada, queremos esclarecer um pouto onde as capturas de telas abaixo podem assemelhar-se um pouco uma com a outra. Isso porque o aparelho Android que usamos para o comparativo trata-se de um Xiaomi, que como muitos sabem, parece muito com o iOS.

Tela Inicial

[caption id="attachment_42970" align="aligncenter" width="618"]comparativo-facebook-2-1 À ESQUERDA O ANDROID | À DIREITA IOS[/caption]

Ainda que se pareçam bastante, facilmente dá para apontar uma diferença ou outra. No Android os botões usam um cinza mais vivo, assim como o azul é mais escuro, e esse colorido vivo também está nos botões , que no iOS tem a sua maioria em uma cor mais sóbria. Uma característica já conhecida entre as plataformas é que o android traz os botões de navegação pro topo, enquanto o iOS para baixo, tendo sua diferenciação mais acentuada na barra de buscas, que em um está junto das demais opções, enquanto que no outro arrumou um local próprio e mais destacado.

Publicações e Comentários

comparativo-facebook-2-2

comparativo-facebook-2-3

comparativo-facebook-2-4

Assim como o Windows Phone, a versão para iOS não conta com alguns efeitos de longa data do Android, que parecem ser algo exclusivamente pensada para esta plataforma. Nisto inclui-se os efeitos de bolha nas caixas de comentários e os pop-ups que substituem as camadas de páginas.

No geral é tudo bastante similar, exceto pelas ideias diferenciadas dos menus de contexto, que sofrem a influência do sistema. É interessante notar que no iOS os menus de navegação estão presentes em qualquer tela, enquanto no Android eles são ocultados dependendo da ação que se faça.

Postagens

comparativo-facebook-2-5

Aqui é possível perceber surpreendentemente um pouco mais de coesão na versão do Android, que mantem o colorido da tela inicial, ao contrário do iOS que substituem repentinamente o cinzento pelo multicor. O Branco acentuado do iOS é bastante forte até nos apps de terceiros, ocultando bastante do azul que dá a imersão no rival.

Solicitações e Notificações

comparativo-facebook-2-6

Com o novo e questionável padrão adotado no Facebook, agora as requisições de amizade ficam junto com as notificações nos dois sistemas, que demonstram isso de forma idêntica. A diferença no negrito e tamanho das fontes pode ser uma característica a se notar, porém pode estar atrelada ao tamanho do display dos dispositivos usados para a comparação (4 e 5.5 polegadas).

Menu Principal 

comparativo-facebook-2-7

comparativo-facebook-2-8

Enquanto um preza pela simplicidade o outro tenta facilitar cortando menus indicando com informações visuais. Não existe uma vantagem para nenhum dos dois explicitamente, mas enquanto o Android estende os menus, traz funções até além do necessário, no iOS você tem as funções precisas e diretas, o que para alguns pode ser mais fácil.

Perfil

comparativo-facebook-2-9

Aqui não falta nada, e dificilmente há o que se diferenciar. O perfil está completo, as fotos em destaque estão ai, os botões em sua maioira. Se forçar a visualização, no sistema da Google vemos botões de edição destacados e um efeito fade-in no topo, enquanto no iOS temos o botão de registro de atividades.

comparativo-facebook-2-10

Fotos e Mídia

comparativo-facebook-2-11

comparativo-facebook-2-12

Grupos e Páginas

comparativo-facebook-2-13

comparativo-facebook-2-14

Evidenciando o port usado para a versão do WP mais uma vez, é possível notar que há a versão do sistema da Microsoft analisada no inicio da semana refletia de fato o que representa a comparação com o iOS. É notável que as características do iOS se acentuam sobre o padrão de design do facebook, com opções em listras brancas como nos menus de configuração da plataforma, e os ícones vazadas em todos os cantos. Mais uma vez, temos visão dos menus permanentes no sistema da Apple, uma facilidade não vista no rival.

comparativo-facebook-2-15

comparativo-facebook-2-16

Por mais que a tecnologia móvel continue a integrar os sistemas e tornar suas soluções mais iguais, suas diretrizes visuais ainda trazem sua identidade e nos fazem descobrir de cara qual é qual. Se por um lado isso evita uma experiência totalmente homogênea de um para o outro, nos torna dá mais um criterior para facilitar a nossa escolha entre as versões. Tem uns que preferem os efeitos, o colorido e vivo do Android, enquanto preferem o design minimalista e polido do iOS. O que você prefere?

E esse foi o 2º post da serie de Comparativo de Apps 2.0 Android x iOS. Existem uma diversidade muito grande apps que estão presente na nossa plataforma como Facebook Messenger, Telegram, Spotify, Instagram, Alternativos para o Youtube e cia. Qual app você gostaria que nós fizéssemos? Deixem nos comentários!

1º Episódio: Whataspp

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.