Comparativo de Apps (Android x iOS): 4# Facebook Messenger

“Não para, não para, não para não”! mais uma semana chega ao fim e os dedos formigam para analise Android x iOS. Depois de vermos na segunda o que a versão de Windows tem para mostrar, agora é a iOS que puxa as mangas e entra para brigar. O tema? Facebook Messenger, aquele que você usa continua pensando que é parte do Facebook mas cada vez ganha mais funções e “braços” próprios.

Tela Inicial

Azul predominante ou o clássico branco predominante? este app demonstra de forma expressiva as diferenças das diretrizes dos sistemas. Cores vivas que se conectam e se preenchem, botões flutuantes e ícones recheados ou cores claras e limpas, detalhes refinados, ícones vazados e minimalistas? ao contrário do Facebook, o Messenger abdica um pouco da sua identidade própria para dar vida a integração do usuário com o sistema, sem deixar de oferecer as mesmas funções em nenhum dos dois.

Dashboard

Os pontos apontados acima permanecem fortes aqui, como se fossem duas faces de uma mesma moeda. Enquanto o Android mantem uma barra de busca permanente ligada por uma caixa azul característica aos pivôs da dashboard, o iOS joga estes botões para baixo como de costume, deixando a barra de busca acompanhada por um botão inteligente que assume uma função diferente em relação ao contexto, ambas respeitando o novo conceito “Home” do Messenger. É interessante notar que somente no Android são oferecidos os bots ao clicar no campo de buscar, sendo necessário acessa-los na Home no iOS, como de padrão.

Chamadas

Conversas

Se você olhar rápido, provavelmente vai achar que se trata da mesma versão. É preciso um olhar atento para verificar os pequenos detalhes como a posição da barra de atalhos em relação a barra de mensagem, o preenchimento dos botões, as diferenças no botão “curtir” e as cores do cabeçalho. A experiência? é exatamente a mesma.

Ninguém fica pra trás aqui e os apps acabam entregando as mesmas funções nos dois lados, exatamente da mesma forma. Temos gifs, temos fotos, temos stickers, gravação de voz, extensões e tudo o que se tem direito nos dois apps. Uma ressalva vai pro Android oferecer a opção de capturar uma imagem sem tirar o olho da conversa, enquanto o iOS possui um efeito degradê no cabeçalho que fica alterando-se ao decorrer da conversa.

Perfis de Contatos

Fazendo jûs, a versão para o sistema da Google tem que trazer menus extensos. Não se engane, todas as opções estão disponíveis no iOS (o botão de bloqueio está abaixo, rolando a tela), porém no sistema da Apple os textos são substituídos por ícones, garantindo um menu mais simples e fácil de entender.

Perfil e Configurações

Chegando nas configurações, seguimos a ideia da dashboard até chegarmos ao perfil do usuário, que se vê acompanhado do QR Code exclusivo do app, sua lista de opções, exatamente da mesma forma nos dois lados. Estranhamente, o app para o iOS sai do padrão aqui e apresenta ícones multi-coloridos, assim como nas configurações do próprio sistemas, mas em total contraste do que foi apresentado no resto do app. Em contraparte o Android mantém a mesma ideia inicial, deixando um com maior consistência ao experiência com o serviço e outro mais integrado ao sistema.

E esse foi o 4º post da serie de Comparativo de Apps Android x iOS. Existem uma diversidade muito grande apps que estão presente na nossa plataforma como Telegram, Spotify, Instagram, Alternativos para o Youtube e cia. Qual app você gostaria que nós fizéssemos? Deixem nos comentários!

1º Episódio: Whataspp

2º Episódio: Facebook

3º Episódio: Groove Music

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.