Conceito mostra como seria uma barra de tarefas no Windows 10 Mobile

O Windows 10 funciona como uma plataforma universal, sendo construído basicamente sob o mesmo kernel entre diversos dispositivos, exemplo disso são os PCs e Smartphone. No entanto, existem alguns paradigmas de interface do usuário que vemos nos PCs e não vemos nos smartphones.

Uma dessas funcionalidades na interface de usuário do Windows 10 em PCs é a barra de tarefas, presente no Windows desde o Windows 95. Na era Windows Phone 7, quando todos os telefones tinham botões físicos, não fazia muito sentido ter uma barra de tarefas ocupando espaço na tela, mas agora , quando todos os novos dispositivos têm botões virtuais, isso se torna um elemento a mais de interface, mas sim, eles são bem diferente do desktop.

Windows 10 Mobile conceito

Um design do Leste Europeu Krum Cvetkov montou seu conceito de como seria uma barra de tarefas no Windows 10 Mobile, e, claro, se parece muito com o Windows 10 em PC. Além disso, esse conceito parece fazer melhor uso do espaço ocupado pela barra de tarefas (imagem acima).

O conceito mostra que o botão Iniciar alinhado à esquerda iria substituir os botões “Voltar”, “Iniciar” e “Pesquisar” dos Smartphones. Como na tela inicial teria uma barra de tarefas com seus aplicativos usados mais recentemente, seria possível também fixar alguns deles nesta barra, e presumimos conceitos tais como uma “task bar” e outros recursos de produtividade para transitar entre eles.

Em suma, a interface do usuário usada nos desktops, provavelmente funcionaria muito bem nos smartphones também, isso certamente deixaria a interface mais intuitiva e os usuários ganharia com isso, uma vez que seria mais fácil para que eles se familiarizassem com a interface, reduzindo meios de aprendizagem.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.