Conexão de rede 4,5G será implementada inicialmente na cidade de Brasília

A capital do Brasil está prestes a receber uma grande novidade em termos tecnológicos. Brasília será a primeira cidade do Brasil a conhecer o LTE-A ou 4,5G – frequência 30% mais veloz do que o 4G tradicional. Com essa velocidade, é possível baixar vídeos e filmes por completo em pouquíssimos minutos.

De acordo com a TELECO, até julho do ano passado existiam 147 redes LTE-A em todo o mundo, enquanto a LTE normal estava presente em 550 operadoras. Atualmente, o 4G alcança no máximo 35 Mbps e dependendo da operadora, esse número cai drasticamente.

Mesmo ainda não sendo confirmado, a Claro é a operadora que provavelmente irá implantar o 4,5G em Brasília, pois a empresa começou a testar a tecnologia 2 anos atrás usando o nome 4G MAX. A TIM também deu início aos testes com a LTE Advanced com duas portadoras (ou estações rádio-bases) nas frequências de 1,8 GHz e de 2,6 GHz, no Rio de Janeiro no ano passado.

Os testes feitos pela operadora Claro na cidade Araras-SP, o 4,5G atingiu incrível 652 Mbps, foram agregadas as faixas de 1,8 GHz, 2,6 GHz e a de 700 MHz. Enquanto estamos esperando o 4,5G, a Nokia já se encontra em um estágio avançado no desenvolvimento do 5G, mas isso só será liberado para o consumidor no final ou meados de 2020, quem sabe no Japão – país sede dos jogos olímpicos Tokyo 2020.

FONTE: Tele Síntese

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.