Continuum para Smartphones : Um PC no seu bolso

continuum

Continuum. Para alguns, é apenas uma curiosidade, para outros a carta mestra. A função destacada pelo CEO Satya Nadella como diferencial da nova versão do OS mobile vem prometendo algo muito grande: transformar o seu smartphone em um computador de bolso. Será que ela cumpre o que promete?acer-jade-primo_03

Ainda que não tenha sido lançado nem o Windows 10 Mobile nem o Continuum de forma oficial, o primeiro aparelho que os carrega foi anunciado nessa semana na IFA, conhecido com Acer Jade Primo. O flagship da Acer com Windows chegou trazendo a premissa de ser de fato um PC portátil e trazendo com si uma ligeira apresentação do Continuum, ainda que não seja a sua versão final. Aliado a isso, vimos o portal Winbeta trazer as suas primeiras impressões da oportunidade que eles tiveram de testar o sistema.

startnewsapp continuum

Ao nos deparamos com a interface proporcionada pelo Continuum que a Microsoft fez bem o dever de casa : A visualização é basicamente a mesma que temos no desktop, com exceção de alguns pequenos detalhes. Avistamos de cara o menu iniciar, não se assemelha ao que encontramos nos computadores, mas sim uma espelho da tela inicial do seu smartphone, unificando a experiência e afastando completamente o usuário do área padrão de trabalho.

settingsapp continuum

É importante notar primeiramente que o sistema em modo Continuum é exibido no modo tablet, sem a possibilidade de transição para o modo desktop, fazendo assim com que os aplicativos sejam exibidos sempre em tela cheia e a interface seja bastante focada nos apps. No canto inferior estão os botões de voltar, busca (Cortana) e multi-tarefas, similares aos smartphones e ainda mais ao modo tablet nos pcs. A barra de tarefas está bastante enxuta, não tendo os indicadores de bateria, wifi e horário/calendário, mas que se revelam ao colocarmos o mouse no top da tela, o que de certa forma nos faz pensar o porque de não deixar-los apenas no lugar onde deveriam estar.

storeapppage continuum

Vale destacar que apenas os apps universais do windows 10 poderão ser executados no modo Continuum, portanto além de obviamente os apps da Microsoft, os apps universais atuais deverão ser atualizados para a nova versão do sistema mobile/desktop. Ainda assim, tenham em mente que não será toda a loja que estará disponível ao usuário. Resta saber se os apps em versão desktop poderão ser baixados para serem utilizados no Continuum.

mailapp continuum

É notável o cuidado da Microsoft em fazer com que os apps tragam a interface totalmente idêntica ao que encontramos no Windows 10 para desktops e assim como o conceito universal dita, totalmente integrado a visualização mobile. Contudo, a experiência é aprimorada uma vez que temos a nossa disposição todos os atalhos com o teclado e toda facilidade que um mouse lhe oferece.

musicapp continuum

Nenhum acessório será necessário para a utilização do Continuum, sendo ele capaz de funcionar apenas via conexões Wireless ou Miracast, porém a Microsoft e as OEM’s estão vendendo docks especializados para facilitar a sua experiência. O especulado acessório de codinome Munchikin deverá trazer 3 portas USB, uma entrada HDMI e uma porta para o Display, podendo também ser conectado a um carregador para abastecer a carga do seu smartphone enquanto conectado. O continuum funcionará de forma paralela ao seu smartphone, isso é, você poderá utilizar o seu aparelho para qualquer outra tarefa enquanto navegas entre os apps projetados no display.

microsoft-continuum

  • Bom, é tudo isso mesmo?

O Microsoft Continuum vem com a proposta de carregar um computador embutido no seu smartphone, mas tenha em mente que há um limitador nesse termo. Não será possível a utilização de programa executáveis em sua primeira instância e muito menos será dado acesso a nada parecido com a area de trabalho da versão para PC. O ideal é muito mais limitado, porém objetivo:

• Imagine um usuário corporativo que costuma viajar bastante porém tem que estar sempre consultando a internet, respondendo emails, atualizando arquivos do Office e fazendo vídeo conferencias no Skype. Carregando apenas um mouse, um teclado (que pode ser dobrável como a própria Microsoft oferece, ou como o anunciado na IFA pela LG) e um pequeno acessório ele poderá se conectar a qualquer televisão ou monitor, tendo o seu próprio computador, com os seus dados, os seus favoritos, os seus arquivos, as suas contas.

wordapp continuum

• Imagine um usuário gamer, que adora as opções mobile disponíveis, porém busca sempre melhorar a sua experiência, tendo a possibilidade de projetar o seu game de tiro preferido para jogar em um teclado e um mouse, por exemplo.

Dungeon-Hunter-5-Modern-Combat-5-Age-of-Sparta

• Imagine um usuário casual que deseje assistir a um filme no Netflix. Conectando via Wireless a sua televisão, ele poderá assistir em uma tela muito maior sem perder a possibilidade de conversar no Whatsapp ou atender a uma ligação. Poderá também projetar um filme para o seu filho na tv enquanto ele utiliza o smartphone.

Lumia 950 xl

As imagens do Continuum aqui contidas não representam a versão final, portanto, muitas coisas podem mudar e melhorar até lá. Fortalecendo o função, a Microsoft está criando o terreno perfeito para um tão sonhado Surface Phone, que seria um smartphone com um processador x86 capaz de rodar programas executáveis, sendo assim um verdadeiro computador em todos os seus detalhes. Será que um dia teremos dispositivos que poderão completamente substituir os nossos desktops? Bom, a Microsoft já deu o primeiro passo.

Imagens: Winbeta

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.