Cortana no Cyanogen OS: Empresa trabalha em profunda integração da assistente ao sistema

cyanogen and Microsoft

Que a Microsoft está investindo pesado em outros sistemas também, não é segredo pra ninguém. Enquanto seu sistema mobile não alcança seu ‘lugar ao sol”, o forma que a microsoft encontrou de popularizar seus serviços foi provendo atualizações decentes a outras plataformas, fazendo parcerias para se tornar nativamente presente em alguns aparelhos Android, como os da Samsung e os com o Cyanogen OS embarcado, por exemplo.

Para aqueles que não sabem, a Cyanogen é a empresa que produz o Cyanogenmod e o Cyanogen OS, não sendo exatamente a mesma coisa.

  • Com o Cyanogenmod, a empresa visa trazer uma versão modificada do Android com diversas funções a mais, trazendo muito mais opções de personalização, menor consumo de bateria e melhorias no desempenho sem abdicar da essência e visual do android puro. Esse projeto é regido pela sua comunidade de desenvolvedores, tendo alcançado sua grande popularidade por ter muito do gosto dos usuários implicado a ela. A Cyanogenmod pode ser instalada em qualquer aparelho que for suportado pela comunidade, dando opções a atualizar aparelhos extremamente antigos como o Galaxy S2 para as versões mais atuais do android.
  • O Cyanogen OS apesar de não ser tão popular quanto a empreitada anteriormente citada é o carro chefe da Cyanogen. Com essa versão completa e comercial do sistema, eles buscam “tirar o Android do Google“, abdicando de todos os serviços do Google tendo assim muito mais liberdade. O sistema não tem o aval para utilizar nenhum dos serviços do Google, tais como Playstore e Chrome, optando assim por outros meios como a  Amazon app Store, e ai que a Microsoft entra.

A um bom tempo investindo na empresa, a Microsoft busca ser a alternativa da Cyanogen a apps da Google como o Hangouts, Google Docs, Google Keeep, Google Drive e Google Search fazendo com que o Skype, Office,OneNote,OneDrive e Bing Search façam-se presentes na plataforma. Bom, parece que o pessoal da Cyanogen está adorando a possibilidade.

Microsoft powers Cyanogen

Em entrevista ao  International Business Times, o CEO da empresa, Kirt McMaster ,anunciou que está trabalhando em uma integração profunda da Cortana em seu sistema, uma vez que a mesma desembarcou em beta publico a um mês no sistema do robozinho.

“A linguagem natural juntamente com a inteligência é muito importante, mas como um aplicativo não funciona realmente, você precisa incorpora-lá ao framework do sistema porque é ai que você verá todo o sinal dos serviços que fazem a inteligência artificial ser mais inteligente”

McMaster também afirmou que a Cortana também permite a companhia a integrar o sistema a apps como o Spotify. Ele também acredita que a Cortana é “muito melhor que a Siri da Apple“:

“Quando a Apple lançou o Apple Music na WWDC , eles mostraram a integração da Siri com o Apple Music. A Siri não pode suportar o Spotify dessa forma, então nos podemos fazer esse tipo de coisa com a Cortana, por exemplo, integrando a Cortana da Microsoft ao sistema e habilitando uma linguagem natural para suportar o Spotify e outros serviços.”

Cyanogen & Microsoft

De fato, a Microsoft não planeja manter concorrente aos Windows 10 Mobile e busca expandir seus serviços das mais variadas formas. Muitos continuam a achar que a Microsoft está vendo um plano B na Cyanogen, e eu digo, talvez.

Acredito fortemente que a Microsoft não planeja um futuro onde o Windows não estará entre os dispositivos móveis que cada vez mais tomam espaço dos desktops, mas não acho impossível que isso aconteça, caso todas as empreitadas com o Windows em smartphones falhem (não, eu não acredito que o windows 10 mobile será a ultima).

Por enquanto, vamos apenas aproveitar o que de bom isso pode nos trazer. Com a Cortana e os serviços da Microsoft chegando cada vez mais forte à diversos usuários, a tendencia é que eles ganhe diversas novas funções e com isso só temos a ganhar.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.