Dedinho do Google em Pokémon Go assim dificimente o jogo será lançado no Windows Phone

pokemon-go Windows

Pokémon Go será desenvolvido para Windows Phone? Essa é a pergunta que muitos usuários da plataforma móvel da Microsoft tem feito nos últimos dias para alguns canais de notícias e até mesmo aos próprios desenvolvedores do título.

Temos visto também usuários divulgarem uma petição na esperança de que o jogo pudesse, de alguma forma, ser desenvolvido para o Windows Phone/ Windows 10 Mobile. Bom, aqui vai uma má notícia. Sabemos muito bem que petição não traz uma solução nem muito menos fará o desenvolvedor trazer o jogo para a plataforma, pois há várias razões para isso não ocorrer.

Já ouvi outras petições que nunca trouxeram solução para trazer o Snapchat ou Clash of Clãs. Apenas duas razões fazem um jogo ser disponibilizado em uma certa plataforma: Base de usuários e Interesse próprio do desenvolvedor. De acordo com um artigo publicado pelo WindowsCentral, os desenvolvedores se pronunciaram sobre o assunto:

Nós não temos nenhum comentário ou informação para compartilhar sobre Windows neste momento. Desculpe, não posso oferecer mais ajuda.

Pokemon Go

O jogo é desenvolvido pela Niantic Inc. em parceria com a Nintendo. Niantic é uma Startup interna no Google (Google não desenvolve nada para a Windows Store), enquanto a Nintendo é uma empresa japonesa. No Japão, sabemos que há uma base de usuários do Windows Phone muito baixa, apenas alguns meses atrás alguns dispositivos foram anunciados no país, o que ainda não seria o suficiente para levar um jogo desse porte para o SO móvel. Mesmo que consideramos a base de usuários ao redor do mundo ainda seria muito pouco, triste realidade.

O jogo também é baseado em GPS e os mapas do jogo são do Google então só aí já lascou tudo. Prova disso é que, quando executamos o jogo pela primeira vez, uma tela de login “GOOGLE” é exibida deixando claro que muito dos serviços do Google estão interligados no jogo (imagem acima). Outra notícia é que recentemente foi divulgado que nem mesmo os usuários de iPhones e Androids poderão usufruir do jogo, pois ele não funciona atualmente em solo brasileiro, ao que parece o serviço foi bloqueado temporariamente.

Pois bem, acho meio perca de tempo estar fazendo uma petição dado ao fato de que os desenvolvedores são praticamente todos do Google, uma vez que a empresa já deixou claro a sua falta de interesse de trazer quaisquer software para a plataforma da Microsoft. Mas ao contrário do que vimos meses atrás, quando a Microsoft parece ter se tornado “amiga” do Google retirando seus processos na justiça, ainda não vimos nenhum relato de que a empresa de buscas iria deixar as diferenças de lado para oferecer seus serviços no SO móvel da Microsoft.

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.