Domine a nova MIUI 11 com essas dicas!

Para muitos dos fãs da chinesa mais popular do mundo dos smartphones, a interface modificada entregue pela empresa em seus dispositivos é o seu principal diferencial. Recheada de recursos e administrada através de um ciclo de atualizações independente do desenvolvimento do Google, a MIUI é um exemplo claro de que é possível sim oferecer um suporte de qualidade aos novos recursos independente da quantidade de modificações ou do tamanho do portfólio da companhia.

Após liberada de modo global, a décima primeira versão da interface já pode ser instalada em alguns modelos da companhia, revelando novos recursos e funcionalidades que podem representar um grande diferencial na hora de utilizar o seu celular. Sua completude é tamanha que muitos dos seus recursos acabam por não serem completamente notados pelos usuários menos atentos.

Que tal descobrir agora, algumas das melhores novidades que a nova MIUI 11 traz para o seu Smartphone Xiaomi?

Novas Configurações para o Modo Escuro

É inegável que a função mais popular do momento é a possibilidade de ativar o modo escuro no sistemas e aplicativos móveis. Mesmo que o modo em si não seja uma novidade na MIUI, agora é possível agendar a sua ativação de modo inteligente. Assim, você pode configurar para que a interface transite entre o tema claro e escuro nos horários que você definir, facilitando a visualização a noite, por exemplo.

  • Entre em Configurações > Tela > Modo Escuro.

Configuração DPI no menu de desenvolvedores

Com a nova versão da interface a Xiaomi aprimorou também recursos do Android, como o modo desenvolvedor que agora possui algumas capacidades a mais. Um dos recursos mais úteis é a opção “Menor Largura” no menu para desenvolvedores, que possibilita ao usuário indicar manualmente a taxa de dpi que deseja, diminuindo ou aumento a largura e tamanho dos elementos em tela. Tome cuidado com este recurso, pois mexe diretamente com a forma como o sistema gerencia a distribuição de pixels no display.

  • Entre em Configurações > Configurações Adicionais > Opções de Desenvolvedor > Menor Largura.

Configurações do Notch

Desde a popularização dos entalhes em dispositivos com telas “infinitas” tem adquirido formatos diversos para os recortes que comportam suas câmeras frontais. Enquanto alguns usuários acreditam que esses detalhes aproveitam melhor o display, existem aqueles que preferem manter a singularidade. Com a nova atualização é possível ocultar a barra através de software, gerando um fundo preto que simula uma borda completa, permitindo ao usuário escolher até mesmo configurar de modo padrão ou individualmente por app se os ícones ficarão visíveis sobre o disfarce ou se serão posicionados abaixo.

  • Entre em Configurações > Tela > Entalhe e Barra de Status.

Alterar o modo de exibição da bateria

Nem sempre a forma como a interface dispõe as informações agrada a todos os usuários, não é mesmo? buscando a melhor estética ou o modo mais funcional, a fabricante definirá um modelo para o indicador de bateria que pode não ser o mais prático, por exemplo. Felizmente, aqui é possível escolher entre uma exibição em gráfico ou com porcentagem dentro ou fora do ícone, conforme desejado pelo utilizador.

  • Entre em Configurações > Tela > Entalhe e Barra de Status > Indicador de Bateria

Alterar estilo de Notificações

O painel de notificações nos aparelhos da Xiaomi já teve diversas “roupagens” bastante diferenciadas em relação a versão mais pura do sistema. Desde que começou a buscar maior assimilação ao modelo da Google a Xiaomi vem aprimorando essa seção seguindo a diretriz padrão do Android, mas sem deixar de dar um toque da sua personalidade. Porém, para aqueles que preferem algo ainda mais próximo da definição do robozinho, é possível optar entre o padrão do Android 10.

  • Entre em Configurações > Notificações > Área de Notificações

Gerenciar Notificações na tela de Bloqueio

Desde que a tela de bloqueio foi aprimorada, as notificações exibidas por lá não foram bem vistas por todos. Mesmo que seja inegável que elas possam aprimorar a experiência com alguns aplicativos, também é fácil notar como estas podem ser invasivas em outros. Deste modo, as opções de gerenciamento destas tem se mostrado bastante limitadoras, visto que em sua versão pura, o Android permite aceso a um menu que pode apenas ativa-las ou desativa-las por completo. Felizmente, a MIUI permite que você selecione de modo simplificado quais apps deverão exibir notificações na tela de bloqueio.

  • Entre em Configurações > Notificações > Notificações na Tela de Bloqueio.

Privacidade no multitarefas

A interface da Xiaomi permite levar a customização a locais inesperados, e não somente voltada a estética, já que a novidade traz vantagens para os que buscam maior privacidade. Estamos falando do multitarefas do seu smartphone, que pode ocultar o conteúdo das miniaturas através de um efeito desfoque, impedindo que informações indesejadas acabem sendo expostas acidentalmente durante o manuseio do seu smartphone em locais públicos, por exemplo.

  • Entre no multitarefas > toque e segure no app que deseja ocultar > clique na engrenagem > clique “desfocar prévias de apps”

Definir um vídeo como papel de parede

Já pensou em colocar um vídeo no papel de parede do seu celular? com a MIUI é possível. A interface dispõe da possibilidade de selecionar uma pequena gravação para ser exibida em loop em sua tela principal, como se fosse um papel de parede vivo.

  • Entre na Galeria de Imagens > Selecione o vídeo > clique no ícone de configuração (…) > selecione “Definir como fundo de vídeo”.

Mover diversos apps na tela inicial

Cansado de reorganizar o aplicativos em sua tela inicial um a um? pois bem, aqui seu trabalho é poupado. Com apenas um gesto é possível entrar num “modo de edição” para a sua área de trabalho, podendo selecionar um grupo de apps para move-los de modo conjunto até outra tela. Os benefícios vão além: é possível retirar uma série de apps de dentro de uma pasta específica de uma só vez, por exemplo.

  • Na tela de inicio, faça um gesto de pinça > selecione os apps que deseja mover > arraste-os entre as telas até o ponto desejado

Já fez uso de alguma dessas novidades em seu dispositivo atualizado? Aproveite para testar todas, pois uma segunda parte dessa postagem trará ainda mais novidades da MIUI 11, muito em breve!

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.