É correto ou errado recarregar a bateria do seu celular dessa forma?

Sempre recebo perguntas através do meu direct do Instagram relacionadas a celular. Muitos me perguntam sobre um eventual problema ou me pedem indicação de qual celular comprar. Contudo, me perguntaram recentemente se há problema recarregar o celular não suportado com carregador de potência superior. Vamos responder!

Eu sempre utilizo um adaptador de carga de 30W original da Motorola para carregar todos os celulares que testo aqui no escritório e já utilizei também outros de outras potência por diversas vezes e nunca tive um problema, porém sempre original da Motorola, Xiaomi ou Samsung. Assim, o máximo que pode acontecer é o celular se limitar a potência de carga designada pelo processador presente no dispositivo.

Exemplo: se o Redmi Note 8 suporta carga de até 18W e eu utilizar um adaptador de 30W, o aparelho só irá receber até os 18W. Não correndo risco de um eventual curto. Portanto, independente da potência do carregador, seu celular receberá carga limitada ao designado para ele.

Atenção

No entanto, você deve estar atento sobre a utilização de adaptadores genéricos/paralelos. O problema estar aí, utilizar acessórios sem certificado de segurança pode acabar gerando curto e cheiro de fumaça no ar. Como já aconteceu com o de minha mãe: do nada, recarregando o celular, o carregador deu curto e começou a subir cheiro de fumaça e daí percebemos que o carregador havia queimado.

Existem carregadores com certificado de segurança pela Anatel, mas nem todos são confiáveis, pois as réplicas também podem vir com esse selo. Por isso, compre em loja confiável, onde você recebe um cupom fiscal.

Algum problema já ocorreu enquanto você colcava o celular para carregar? Conte-nos deixando um comentário abaixo!

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.