É estarrecedor a quantidade de dispositivos Android desatualizados ao redor do mundo

É impertinente e estarrecedor como há dispositivos Android desatualizados ao redor do mundo. Todos os dias, pessoas reclamam, sejam em fóruns, blogs oficiais, sites ou até mesmo em grupos do WhatsApp sobre o esquecimento por parte das empresas. Daí surge a dúvida sobre o motivo de tamanha falta de responsabilidade e por qual razão elas não trabalhar com seriedade e liberar as devidas atualizações.

Para provar o enorme descontentamento por parte dos usuários, uma análise foi realizada pelo engenheiro de hardware, Dan Luudos, onde notou que os problemas de atualização do Android sugere que o patch de segurança só vem piorando ao longo do tempo. E o pior: isso não deve parar tão cedo, a não ser que as empresas juntamente com o desenvolvedor – no caso o Google (Android) – tomem as medidas cabíveis para tentar solucionar esta infeliz situação que já afeta mais de 1 bilhão de usuários.

Para realizar a análise, Dan Luu utiliza dados do painel do desenvolvedor do Google para se certificar se os dispositivos Android estão desatualizados dentro do período de 2010 até os dias atuais. Contudo, ele descobriu que a proporção de dispositivos desatualizados é ainda maior hoje em dia do que em 2014.

A propósito, a Google acabou de passar por um bilhão de usuários ativos mensais, que alcançou 1,4 bilhões em meados de 2015. Assim como ele observa, o motivo para a existência de mais dispositivos que executam versões antigas do Android, é que alguns dispositivos ativos têm agora uma década de idade, porém o gráfico de Luu também mostra que a aceitação de novas versões do Android parece estar diminuindo veementemente. Isso pode estar acontecendo devido ao crescimento do Android, visto que parece haver menos pessoas comprando novos smartphones.

Projeto Treble: demorado, mas eficaz…

Mesmo com as críticas, o Google parece estar desenvolvendo um projeto que deve amenizar os problemas. O projeto Treble, promete ajudar a acelerar os trabalhos que os fornecedores tem para lançar novas versões do Android, mas para que nós pudéssemos nos beneficiar disso, parece que vai levar um pouco mais de tempo, já que apenas os dispositivos que rodam o Android Oreo podem tirar proveito disso.

As fabricantes de dispositivos móveis precisam atender a vários requisitos para habilitar o Treble, ou seja, haja tempo para concluir todo processo! Por subsequente, a distribuição da última versão do Android vem diminuindo a cada nova versão que surge.

Você possui algum smartphone que não vê atualizações há muito tempo?

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.