É oficial: Whatsapp libera contas verificadas assim como faz o Facebook, Instagram e Twitter

O “WhatsApp para empresas” visa novas maneiras para que os usuários se comuniquem diretamente com as empresas que usam seus serviços. Mas isso não significa que veremos anúncios ou spam no WhatsApp, o usuário poderá escolher receber mensagens de empresas especificas ou continuar a usar o WhatsApp normalmente, sem ser perturbado. Mesmo se você escolher receber mensagens de empresas você não será perturbado, você receberá somente aquelas desejadas.

Contudo, agora, o novo recurso começou a ser disponibilizado através do programa piloto, no qual um sistema de contas verificadas permitirá que empresas que participam da iniciativa possam exibir um símbolo verde ao lado de seu nome, oficializando a confiança entre ela e os clientes. A propósito, o mesmo recurso já era conehcido em outras redes como Facebook, Twitter e Instagram.

Comunicado oficial do Whatsapp

O WhatsApp está explorando formas para que você possa se comunicar com empresas importantes para você. Algumas contas de empresas foram verificadas pelo WhatsApp e você pode visualizar um ícone verde ao lado do nome de um contato, isto significa que o WhatsApp confirmou que o número de telefone deste contato pertence a uma conta de empresa. O WhatsApp lhe informará quando você se comunicar com uma empresa verificada. Se você já tem o número de telefone de uma empresa salvo na sua lista de contatos, o nome que você verá é o nome salvo na sua lista de contatos. Caso contrário, o nome exibido será o definida pela empresa. Se você não quer ser contatado por uma empresa, você pode bloquear o número simplesmente.

Aplicativo “Pequenas e Médias empresas”.

O WhatsApp está trabalhando no aplicativo que se chamará “Pequenas e Médias Empresas”, ele estará disponível para Android, IOS e Windows 10 mobile. As empresas terão que usar esse segundo aplicativo em seus smartphones para se beneficiar de todos os recursos comerciais que o WhatsApp irá oferecer. Você poderá manter o aplicativo WhatsApp principal instalado para uso pessoal, e usar o novo app para empresas, ambos aplicativos irão funcionar simultaneamente.

Mensagens Estruturadas.

O WhatsApp está trabalhando também para facilitar a comunicação entre diferentes idiomas, já que vai estar agregando suporte as Mensagens estruturadas. Uma mensagem estruturada é um tipo mensagem avançadas que contém muitas informações, incluindo texto, imagem, itens de ação e a tradução da mensagem. Graças as mensagens traduzidas os usuários não terão problemas para se comunicarem com as empresas. O WhatsApp baixará em segundo plano, um pacote de idioma do usuário a cada mês para atualizar traduções.

Detalhes para empresas.

Quando a empresa baixar o aplicativo pela primeira vez, ela terá de aceitar os termos de serviço e a Política de Privacidade do WhatsApp para usar o aplicativo.

  • Empresa Verificada: Quando uma empresa for verificada você verá um emblema verde ao lado de seu nome, assim será possível ver que se trata de uma empresa oficial.
  • Empresa não verificada: Poderá usar todos os benefícios do aplicativo, mas sua conta não será verificada, nesse caso o WhatsApp decide quem terá o emblema.
[gallery columns="1" link="file" size="medium" ids="53310"]

O WhatsApp não permitirá que as empresas usem o emblema de verificação em seus nomes, afim de não confundir os usuários sobre a autenticidade da empresa. O nome que não poderá ser alterado, também deverá respeitar a política do WhatsApp, caso contrário será imediatamente rejeitado. Em contrapartida a foto de perfil pode ser alterada a qualquer momento sem limitações. A empresa deverá ainda inserir seu site e endereço de e-mail em suas informações, para um perfil mais detalhado que os usuários possam visualizar.

Mas como funcionará isso na prática?

Por exemplo, o banco poderá notificar o usuário sobre transações potencialmente fraudulentas e a companhia aérea poderá notificar seus clientes sobre voos atrasados. Além de maiores possibilidades que serão agregadas ao serviço, graças a ajuda de algumas empresas especificas juntamente com o WhatsApp.

Fonte

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.