É preciso de tutorial para aprender a utilizar todos os gestos e atalhos do iPhone X

O novo iPhone X de $1.000 já é oficial, e dessa vez ele não traz o sensor de digitais. Com um design de ponta a ponta e um pequeno recorte proeminente no topo, este é um iPhone operado por gestos mais do que nunca. Então como utilizar o novo iPhone X sem botões ?

Existem diversos gestos principais que você precisará se adequar para começar a utilizar um iPhone X. Todos gestos são intuitivos e simples de aprender, só basta alguns minutos de usabilidade para se acostumar com eles. Segue alguns truques:

Desbloqueando o iPhone X

Essa função se deu início ao slide comum utilizado para desbloquear os iPhones, e depois a adição do Touch ID, no qual presenciamos o uso dele no iPhone 7. Já o iPhone X apresenta um novo gesto: deslize para cima até o topo para desbloqueá-lo.

Notamos uma linha na parte inferior do Smartphone, que é referido como “Home Indicator”, ou seja, você começa o gesto naquela área e desliza para cima para desbloqueio.

Após o desbloqueio do iPhone X, um deslize para cima traz de volta a tela inicial, da mesma forma que a pressão do botão inicial fazia antes. É um gesto conveniente e aparentemente fácil de se acostumar.

Acessar menu de multitarefas

Para ter acesso a multitarefa, você fará o mesmo movimento, porém irá pausar no centro da tela. Demorará uma fração de segundo para o menu aparecer e você acabará se habituando com o momento correto da pausa, já que terá de utilizá-la diversas vezes ao dia. Em seguida, deslize para a esquerda ou para a direita para alternar rapidamente entre aplicativos recentes.

Este gesto não exibirá todas as abas existentes, mas alternará diretamente entre aplicativos em tela cheia e com certeza será um poupador em tempo real.  

Acessar a Siri

O botão lateral no iPhone X agora é maior, tornando-o mais fácil de detectá-lo. Você pressionará uma vez este botão para bloquear como antes, mas agora ele também terá utilidade para abrir o assistente de voz Siri da Apple, e para isso, é basta segurá-lo enquanto pressiona-o.

Acessar o Apple Pay

Ao clicar duas vezes no botão lateral, ele lhe direcionará direto para a Apple Pay, que permite que você pague as suas contas sem tocar em seu cartão de crédito ou débito.

É um atalho simples e usual ao ponto de vista. E claro, você precisará configurar corretamente o Apple Pay se você for usa-lo pela primeira vez, incluindo informações dos seus cartões bancários. Um processo fácil, porém pensável.

Acessar centro de notificação

Há um grande recorte no topo da tela do iPhone X e à esquerda e à direita são pequenas áreas que alguns chamam de “ouvidos” informalmente. Essas orelhas mostrarão informações sobre o sinal de rede e o nível da bateria, mas também servem como áreas sensíveis que possuem uma função.

Deslize para baixo tocando no canto esquerdo para entrar na capa. Folha de rosto é o novo nome para o centro de notificação da Apple, e ainda agrega todas as notificações e mensagens mais recentes.

Acessar o Centro de Controle

Deslisando para baixo do canto superior direito você terá acesso ao “Control Center”(Centro de Controle). O centro de controle foi refeito no iOS 11 com widgets mais interativos e um visual mais simplificado.

Por fim, estas são algumas dicas e truques para o primeiro contato com o iPhone X. Será uma tarefa árdua aprender todos esses novos gestos e se acostumar com uma vida sem o botão central?

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.