[Editorial] Sim, a Cortana em todos os lugares é uma coisa boa para todos.

cortana Android iOS Windows

A Microsoft finalmente liberou a Cortana em outras plataformas como um aplicativo independente e instalável através de suas respectivas lojas. As novidades estão longe de surpreender devido a assistente virtual funcionar de forma integrada e ter funções exclusivas apenas no Windows Phone.

Só que, alguns usuários do Windows Phone, ainda estão chocados com a ideia. Eu diria, se você está surpreso com isso, você deveria prestar um pouco mais de atenção. A Microsoft desde o ano passado vem oferecendo todos os seus serviços como Onedrive, Office, Bing, Outlook Garage Apps, Xbox Games, Microsft Band (Health), e até os apps do MSN em outras plataformas. Será que a Cortana iria ficar fora dessa? Obviamente, o ponto de estrategia da Microsoft aqui é ser totalmente aberta para todos os tipos de consumidores. Contudo, isso também a beneficia como uma Campânia.

A Cortana conseguiu chamar tanta atenção que movimentou o interesse das grandes empresas pelas assistentes de voz.

Os usuários do iOS já podem agradecer a Cortana pelo Proactive Spotlight e os usuários do Android pelo Now on Tap, agora. Sem ela provavelmente a Google e a Apple não levantariam a bunda da cadeira pela evolução das assistentes de voz que antes eram apenas objetos de divertimento. A Cortana, contudo, continua se destacando por trazer em seu próprio hub tudo o que se pode esperar dos cards do Google Now e as sugestões da Siri no Proactive, reunindo as melhores funções das duas em um ponto único, como a interação com os apps (só no iOS) e os comandos de voz em tela off (mais explorados no Android), além das suas próprias funções únicas e todo o seu charme por ser a única das três que apresenta grandes traços de personalidade e não fala como um robô.

A Cortana é superior no Windows 10 Mobile

Cortana

Se você pensa que ter a Cortana no iOS e Android como um app independente será tão bom quanto no Windows Phone, você está completamente enganado. Até porque a Apple tem a Siri e a Google tem o Google Now. Ambos sistemas são totalmente integrados ao hardware também. A integração entre esses serviços ultrapassa questões como a plataforma que se usa, o que a permitem ficar um nível acima das opções do mercado. Porém, uma vez integradas profundamento ao sistema elas se tornam imbatíveis.

O ponto aqui, no entanto, é: Quando eu executo o aplicativo Bing no iOS, é muito agradável. Porém não tão bom quanto eu acesso através do teclado de busca do Windows Phone. O mesmo valerá para os usuários do iPhone onde a Cortana é “apenas mais um app ‘para ser executado. O comando “Hey Cortana” é uma das habilidades que não funciona em outras plataformas.


O melhor produto tem que ser expandido

Cortana Android iOS

Cortana é uma grande base de dados tecnológicos. A Microsoft tem sido muito clara sobre este fato, desde o início. Curiosamente, a Cortana (pelo menos nos EUA) já é excelente. No entanto, para a assistente pessoal crescer e se expandir para novos países, a Microsoft precisa de mais usuários. É somente através desta coleta de dados que a Microsoft pode priorizar o desenvolvimento de recursos, refinar os resultados, e adequar a assistente pessoal para suas necessidades.

Adicionando usuários do iOS e Android irá aumentar drasticamente o público. Para o Windows Phone e Windows 10, isto significa apenas que a Cortana pode crescer rapidamente em termos de capacidades por estar em outras plataformas também. Uma razão para as pessoas procurarem tanto no Google é porque ela é onipresente. O mesmo raciocínio se aplicaria a Cortana.

Ser aberta é ser diferenciada

Cortana

A Microsoft agora é a mais aberta em relação aos seus serviços em todos os lugares. O sistema da Apple é – e sempre será – um ecossistema fechado. Então vamos ser honestos aqui – quando foi a última vez que você desejou o iTunes no seu telefone? Além disso, você realmente iria escolher o FaceTime ao invés do Skype?

Google, por sua vez, tinha um aplicativo para o Windows Mobile, em 2007. Em 2015, o Google nem sequer se incomoda em fazer esse app devido à suposta “baixa quota” de mercado Windows Phone. A quantidade de usuários do Windows Phone em 2015 certamente supera a de usuários do Windows Mobile em 2007, quando os smartphones não eram tão relevantes.

A Microsoft, no entanto, está em pólos opostos. Colocando todos os seus serviços e ofertas privilegiadas em todos os lugares, independente de plataformas. Este é um diferencial da empresa que tenta reconquistar antigos críticos da gigante do software. Finalmente, as pessoas não gostam de ser obrigadas a comprar um hardware para poder usar um software. Nossos dispositivos são cada vez menos importante em relação a como os aplicativos e serviços dominam o ambiente.

Ser fechado não funciona.

Cortana

Muitos dos fãs do Windows Phone ainda acreditam que a Microsoft deve ter uma politica fechada, achando que ainda verá outros usuários eventualmente abandonar seus iPhones e Androids por um Lumia.

Infelizmente essa estratégia não funcionou durante os primeiros anos do Windows Phone onde muitas coisas eram exclusivas para o ecossistema móvel da Microsoft. Por outro lado, um aumento na cota de mercado global com a expansão da Cortana foi perceptível, mas se você acha que mante-la com exclusividade no Windows Phone fará as pessoas migrarem, você está novamente muito enganado.

A Microsoft está muito atrás no seguimento de smartphones para uma “jogada de exclusividade”. Essa estratégia só funciona quando você está no topo, e é por isso que a Google agora está se comportando da maneira que a Microsoft foi há 20 anos atrás, quando ela dominou o desktop.

Irrite seus rivais.

Cortana 2

Quantos usuários do iOS vão abandonar a Siri para usar a Cortana? É difícil dizer, mas provavelmente não muitos. Em vez disso, o que a Microsoft está fazendo é dar para aqueles que tem um iPhone ou Android um gostinho da Cortana para que talvez em sua próxima compra, eles vejam o valor em experimentar os produtos da Microsoft.

Não se esqueça, esta é a estratégia do Google: ‘Ei, você, gosta do Gmail e do Google Search? Por que não ter um telefone que tem tudo isso? E você sabe, isso funciona. O argumento aqui é óbvio: se você gosta do onedrive, tem um Xbox One, gosta da Cortana, por que não ter uma experiência completa do ecossistema do Windows 10? A Microsoft também afirmou isso várias vezes, observando que a melhor experiência estará no Windows 10 mobile.

Finalmente, você acha que a Apple ou a Google não estão se sentindo um pouco ameaçadas? Se eles vêem seus clientes começando a preferir Onedrive, Outlook, Bing, Cortana, Office, é sim um grande problema para eles, a longo prazo. O Bing agora responde por 29% das buscas. Eu não vejo qualquer cenário aqui em que o Google esteja satisfeito vendo todos esses serviços da Microsoft não só chegando no Android, mas também fazendo bonito.

Conclusão

A Cortana está fazendo seu caminho ao iPhone e Android. A Microsoft não tem “moral” para dizer aos consumidores “troque ou procure outra coisa.” O mundo é muito diferente, e as pessoas carregam vários dispositivos. Nada disso teria importância se novos produtos e serviços da Microsoft não fossem respeitáveis. Por que não deixar o mundo experimentar isso, construindo uma outra imagem para a empresa? Com a Cortana indo para todos os lugares, ela pode fazer o que o Google fez há anos atrás: se tornou um sinônimo como um serviço.

Obrigado Deco Portela pela ajuda!

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.