Era Nokia Pro Cam e Smart Câmera transformados no Windows Câmera

Pro-camera

Quem é um grande fã dos smartphones Lumia já há algum tempo lembra bem dos lançamentos dos aplicativos dedicados de câmera, “Pro Câmera” e “Smart Câmera” lançados pela Nokia juntamente com o lançamento do primeiro Lumia com Windows Phone 8 (Lumia 920). Tais aplicativos trouxeram funcionalidades revolucionarias para um aplicativo de câmera de um Smartphone, só podia ser coisa da antiga finlandesa. 

Meses depois a Nokia viu que era melhor integrar esses dois aplicativos um ao o outro então as funcionalidades de ambos os aplicativos se integraram a um só aplicativo chamado de “Nokia Câmera“. Após a aquisição da Nokia pela Microsoft em meados do ano de 2014, a empresa de software novamente renomeou o aplicativo passando a se chamar de “Lumia Câmera“, todas as funcionalidades continuaram lá, só que, meses depois o aplicativo sofreria outra mudança.

Lumia Câmera adeus

O Lumia Câmera foi descontinuado para dar lugar ao que usamos hoje o “Windows Câmera“, que traz as principais funcionalidades da aplicação anterior. Com a presença do Windows 10 Mobile que visa unificar o ecossistema Windows, a Microsoft se viu obrigada a transformar o aplicativo de câmera em algo próprio.

Em julho de 2015, a Microsoft lançou uma atualização para o aplicativo Lumia Câmera no Windows 10 Mobile que descontinuaria a aplicação, passando todos os recursos ou a maioria deles para o aplicativo Windows Câmera.

[caption id="attachment_35960" align="aligncenter" width="800"]Câmera Lentes[/caption]

Com as várias mudanças, hoje não podemos dizer que a ferramenta é a mesma que tínhamos antes como a falta do modo inteligente que capturava uma sequência de imagens para serem combinadas de diferentes formas. Quem usou sabe o quanto era interessante. Podíamos enfatizar o movimento, retirar objetos, alterar rostos, e mais dentro do próprio aplicativo. No entanto, os recurso mais explorados ainda estão conosco até nos dias de hoje, funcionalidades tais como a captura manual profissional que traz recursos pré-configurados pelo usuários como Foco, ISO, Proporção de branco, Velocidade do obturador e brilho. Tudo ali ao nosso alcance.

[caption id="attachment_35959" align="aligncenter" width="800"]Câmera 1 Imagens em ação[/caption]

Acessando o menu de configurações ainda podemos contar com a função “Lentes” que reuni outros aplicativos baseados em câmera que estão instalados em nosso Lumia. Ainda dentro do menu configurações, podemos ver outra criação da Nokia, o“Living Images” também chamado de “Imagens em ação” ou “Imagens com vida” que lhe permite transformar imagens estáticas em memórias vivas, aprofundando a maneira que você captura suas fotos, com movimento adicionado a cada uma das capturas!

Não devemos nos esquecer que a Microsoft trouxe há poucos meses atrás uma funcionalidade tão requisitada para seu aplicativo nativo de câmera, que é a possibilidade de pausar uma gravação de vídeo. Outros recursos estão por vir, um deles é a função “Panorama” que também vem para ser integrado ao aplicativo.

Está aí, a história do aplicativo nativo de câmera do Windows Phone! Será que nossos leitores ainda aproveitam bem todas as funcionalidades da aplicação?

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.