Estes são os maiores problemas do Moto G4 e Moto G4 Plus com as possíveis soluções

Como todo bom aparelho da linha G, o Moto G4 obteve bons números, mantendo em alta o poder da linha de intermediários da Motorola. Porém, o que mais destacou estes modelos nos últimos tempos são a extensa quantidade de problemas que algumas unidades tem apresentado para os seus usuários, que obviamente não estão nada satisfeitos com isso.

Após diversos meses do seu lançamento e até a chegada do seu sucessor, estes são os maiores problemas que o Moto G4 e G4 Plus tem apresentado segundo a comunidade de usuários Android:

Congelamentos e reinicializações repentinas

Nada mais frustrante do que estar utilizando o seu aparelho e do nado ele travar e até mesmo reiniciar sem te dar chance de reação. Ainda que este problema esteja afetando uma parcela pequena de usuários, é possível perceber que existe um certo grupo entre os fóruns de reclamação da Lenovo. O problema pode estar relacionado ao uso do dispositivo com pouca carga, e alguns usuários tem listado alguns passos que podem ajuda-lo nessa horas:

  • Desligue seu smartphone, e ligue novamente segurando o Botão power e Volume Down (abaixo volume) juntos. Utilize o botão Volume Down para chegar até a opção Recovery mode e aperte o Power para selecionarQuando você vê o robozinho, segure o botão home e aperte o botão Volume Up (aumentar volume) uma vez, e solte o botão home. Use os botões de volume para navegar a opção wipe cache partition e aperte o power para confirmar. Após terminado, use o botão power para selecionar a opção Reboot system now.
  • Vale a pena testar o aparelho em modo de segurança para ver se o problema persiste. Para isso, segure o botão poer até a opção de reiniciar em modo de segurança aparecer. Caso o defeito não ocorra no modo de segurança, é uma indicação de que algum aplicativo de terceiro está interferindo no funcionamento do seu aparelho. Verifique os apps instalados no seu aparelho para identificar o malfeitor.

 Erro na Câmera

Alguns usuários do aparelho tem reportador problemas ao abrir e executar atividades com a câmera. Ao tentar utilizar o recurso a mensagem “Camera Error, Please restart camera” é exibida, impedindo o uso do app e muitas vezes tirando a sua possibilidade de efetuar uma captura. Você pode tentar resolver com estes passos:

  • Vá nas configurações do seu aparelho e clique em aplicativos. Selecione o app da câmera e clique em “Forçar parada” e “Limpar cache”. Reinicie o seu dispositivo
  • Vale a pena testar o modo de segurança para ver se algum app de terceiros está afetando o uso da sua câmera.
  • Se nada resolver, teste o uso da câmera em outro aplicativo.

Não é possível efetuar downloads na Play Store

Se você tiver problemas para baixar apps, músicas, jogos, atualizações e afins na loja de aplicativos do Google, você não está sozinho. Você pode tentar resolver desta forma:

  • Caso você esteja com a versão Nougat, downloads pela Play Store podem estar bloqueados caso você esteja em roaming. Neste caso, basta conectar-se a uma rede Wifi
  • Vá nas configurações do seu aparelho e clique em aplicativos. Selecione o app da loja e clique em “Forçar parada” e “Limpar cache”. Reinicie o seu dispositivo

Burn-in na tela

Um dos problemas mais recorrentes no modelo tem sido o Burn-in no display, que cria uma especie de fantasmas ou marca d’água permanente de uma imagem previamente exibida, mesclando o conteúdo e impedindo uma visualização clara. O ideal para evitar este problema é utilizar brilho moderado e diminuir o tempo para a sua tela desligar-se automaticamente, mas caso seja tarde demais você pode tentar concerta seguindo estes passos:

  • Utilize uma ferramenta de reparo listada aqui. Elas não garantem 100% de eficacia, mas é bom testar antes de levar o aparelho na assistência.
  • Talvez um reset de fábrica resolva a situação. Em pouquíssimos casos, o problema pode ser de software.

Não é possível detectar os cartões SIM

É bastante comum ver os donos desses dispositivos reclamando sobre o reconhecimento errôneo dos seus cartões SIM. Isto pode ocorrer até mesmo durante o uso do dispositivo, provocando quedas de sinal e corte repentino da conexão móvel. Estas são as possíveis soluções:

  • Segure o botão home por 10 segundos até que o aparelho reinicie.
  • Se o seu chip for cortado, pode ser que você precise de um novo. Muitos dos modelos atuais apresentam problemas com chips cortados de forma errônea.
  • Verifique o chip e a sua entrada. Uma vez que estamos falando de acessórios pequenos, qualquer sujeira pode ser uma vilã aqui.
  • Se é a primeira vez que você usa este SIM, verifique em outro dispositivo se ele esta de fato habilitado.
  • Faça um backup no seu aparelho e efetue um reset completo.

Superaquecimento

Ainda que hoje em dia isto seja uma característica comum em 9 a cada 10 aparelhos, alguns usuários tem relatado um aquecimento acima do normal. Estes problemas costumam aparecer principalmente quando o aparelho esta utilizando sua câmera para gravar videos, carregando ou rodando algum jogo. Estas são as possíveis soluções:

  • Pause um pouco o uso. Deixe o aparelho esfriar e respirar um pouco.
  • Verifique se o case utilizado não está retendo muito calor ao seu dispositivo.
  • Não use o aparelho enquanto carrega. Caso use, procure um carregador que não seja Turbo.
  • Vá nas configurações> armazenamento> Cache data. Após limpar todo o cache, reinicie o aparelho.
  • Tente o modo de segurança para verificar se a causa não esta ligada a um app de terceiro.
  • Faça um reset de fábrica.

Toque fantasma

O problema mais desesperador sem dúvidas. Caso o seu aparelho apresente ações independentes de vez em quando (principalmente enquanto carrega), você apenas pode tentar efetuar um reset completo. Caso não resolva, corra para uma assistência.

Encerramento espontâneo de apps

Mais um problema que tem afetado a poucos é o crash sobre apps e games de forma totalmente aleatória. Ainda que isto não seja totalmente fora do normal em um modelo com 2 GB de RAM, casos repetitivos são um claro alerta. Para tentar resolver isso, siga os passos:

  • Desligue seu smartphone, e ligue novamente segurando o Botão power e Volume Down (abaixo volume) juntos. Utilize o botão Volume Down para chegar até a opção Recovery mode e aperte o Power para selecionarQuando você vê o robozinho, segure o botão home e aperte o botão Volume Up (aumentar volume) uma vez, e solte o botão home. Use os botões de volume para navegar a opção wipe cache partition e aperte o power para confirmar. Após terminado, use o botão power para selecionar a opção Reboot system now.
  • O problema pode estar relacionado ao seu cartão de memória. Caso você tenha o formatado como uma partição do sistema, a velocidade de leitura do app em questão pode estar sendo prejudicada pela qualidade do cartão. Basta desfazer o processo e utilizar apenas a memória interna, ou substituir o cartão por uma opção mais veloz.

É importante destacar que todas essas instruções listadas são possíveis soluções e que não garantem a resolução completa do problema. Caso nada funcione, a sua melhor opção é ir direto a uma assistência autorizada.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.