Início » MEU-ANDROID » Estes são os três novos chipsets Qualcomm Snapdragon voltados à AI, Câmera e Jogos online

Estes são os três novos chipsets Qualcomm Snapdragon voltados à AI, Câmera e Jogos online

Foi com entusiasmo que a Qualcomm comemorou o AI Day nesta terça feira, 09/04. Isto porque a fabricante de chipsets aproveitou da ocasião para anunciar um novo trio de SoCs para telefones de médio porte: Snapdragon 665, Snapdragon 730 e Snapdragon 730G, todos focados em inteligência artificial, câmera e jogos.

Snapdragon 665

A começar pelo irmão menor, desenvolvido sob a tecnologia de 11nm, sua configuração conta com oito núcleos executados sob a arquitetura Kryo 260, sendo que quatro deles trabalham em uma velocidade de 2.0Ghz Cortex-A73 e os outros quatro na frequência de 1.8Ghz Cortex-A53. A respeito do chip gráfico, o SoC vem equipado com a GPU Adreno 610 com suporte para API Vulkan 1.1 com a promessa de ganho de eficiência de 20%. O pacote é fechado pela presença da Qualcomm AI Engine de terceira geração que tem um processamento AI até duas vezes mais veloz.

No banco da conectividade, podemos contar com a presença do suporte a redes 4G e VoLTE e Qualcomm X12 LTE com link de download de até 600mbps e link de upload de até 150 e conexões wireless 802.11 ac.

No que se refere a câmeras, o novo chipset tem suporte nativo para gravação de vídeos em 4K e Slow Motion a uma taxa de quadros de 260fps. O suporte para configurações de disparadores triplos de 48 MP com zoom ótico de até 5x também está previsto, assim como o modo retrato com HDR e desbloqueio facial de escaneamento 3D através da câmera frontal.

Snapdragon 730

Passando a bola para o snapdragon 730, ele é construído a partir do processo de 8nm, uma grande evolução se comparado ao seu antecessor, snapdragon 710, construído em um processo de 10nm. No coração do chipset podemos encontrar uma CPU Kryo 470 Octa Core, dois desses núcleos sendo de alta performance trabalhando na frequência de 2.2Ghz Cortex-A73, enquanto os seis restantes se sustentam com um clock de 1.8Ghz Cortex-A55, tudo isso unido a uma poderosa GPU Adreno 618.

Semelhante ao Snapdragon 665, o snapdragon 730 tambem conta com compatibilidade nativa a câmera tripla com sensor único de 48 MP, mas com suporte único para disparos de até 192 megapixel no modo Snapshot. Também foi confirmada a presença do suporte a gravação de vídeos em 4K no modo retrato e detecção de profundidade a 60qps.

O SoC vem com muitos atributos classificados pioneiros em seu segmento:  suporte para o codec adaptavel Apt-X, o motor Qualcomm AI e um modem preparado para o WIFI 6. Para conexões mais velozes, a Qualcomm incorporou no chipset o Qualcomm X15 LTE, o qual possibilita downloads de até 800mbps e uploads de até 150mbps.

Snapdragon 730G

Partindo para a cereja do bolo, o Snapdragon 730G não possui muita diferença em comparação com seu irmão gêmeo, visto que as configurações de CPU, GPU e conectividade são idênticas, tendo em vista apenas a possibilidade de gravação de videos em slow motion com uma taxa de quadros de 960fps. A questão a ser levantada é que a versão “G” é voltada para o publico gamer, portanto você pode obter recursos de elite do Snapdragon, tais como renderização de GPU 15% mais rápida, monitor de latência da conexão e redutor de jank para uma jogatina mais tranquila.

O Snapdragon 730G é o primeiro da serie 700 a suportar jogos HDR, profundidade de cor de 10 bits e uma gama de cores padrão Rec 2020 com mais de um bilhão de tonalidades de cor. Por vias de comparação, a Qualcomm afirma que o chipset possui um desempenho de CPU 35% mais ágil e renderização gráfica 25% mais veloz se confrontado com seu antecessor, o Snapdragon 710.  Telefones equipados com estes SoCs devem ser lançados até o fim do primeiro semestre de 2019.

Fonte

Sobre Rafael Paluzzi

Crente em Jesus e apaixonado por tecnologia, sempre procuro me manter informado sobre tudo, principalmente sobre o mundo mobile.