Faça o teste: A Motorola quer nos mostrar o quão somos viciados em smartphones

O Smartphone tem sido ultimamente uma ferramenta muito importante no nosso dia a dia, pois nos mantém conectados à rotinas tanto pessoais quanto profissionais. Tudo que hoje envolve esse meio, contém relações comportamentais inusitadas, ainda mias na geração mais nova de usuários. Vendo isso, a Motorola realizou um estudo através do Dr. Nancy Etcoff, especialista em comportamento Mental e na Ciência da Felicidade na Universidade de Harvard, além de psicólogo do Departamento de Psiquiatria do Hospital Geral de Massachusetts.

Uma empresa de terceiros aplicou uma pesquisa com 4.418 usuários entre 16 e 65 anos nos EUA, Brasil, França e Índia, obtendo os seguintes dados:

  • 33% dos participantes gastam seu tempo conversando com os entes queridos por meio do Smartphone.
  • Os usuários de smartphones mais jovens enfrentam os problemas mais comportamentais, com 53% dos usuários da Geração Z descrevendo seus telefones como seu melhor amigo.
  • 61% das pessoas entrevistadas concordam que gostariam de tirar o máximo proveito de seus telefones.
  • 60% das pessoas dizem que é importante ter uma vida longe de seus telefones.

As seguintes conclusões pertencem especificamente a usuários mais novos de smartphones (neste caso, Geração Z).

  • 49% dos usuários concordam que eles verificam seus telefones excessivamente, enquanto 60% dos dois milênios e Gen Z concordam que eles conseguem equilibrar o uso dos telefones.
  • 35% concordam que estão gastando muito tempo com seus telefones e 44% da Gen Z acreditam que seriam mais felizes se gastasse, menos tempo com seus telefones.
  • 65% admitem que eles têm pânico quando acham que perderam o telefone, enquanto 3 em 4 participantes da Gen Z admitem que já planejam a próxima vez que irão usar seus telefones.

A Motorola está aplicando um questionário para aqueles que se interessarem, que verifica qual é o seu equilíbrio entre o seu telefone e sua vida pessoal, isso para saber se você apresenta uma dependência emocional por falta do seu Smartphone. A Empresa relata sentir a responsabilidade social em trazer novos programas e iniciativas que ajudem a conscientizar as pessoas da importância de se obter o equilíbrio entre a vida social e a vida virtual.

Associada à associação SPACE Phone-Life Balance, este aplicativo oferece um programa de 60 dias para tornar usuários mais conscientes dos padrões de comportamentos excessivos e manter o equilíbrio. Também convida os desenvolvedores à criar e compartilhar ideias para novos MotoMods, que ajudem as pessoas a se envolverem no uso inteligente e consciente da ferramenta (Smartphone).

  • Bora fazer o teste para ver o seu nível de equilíbrio?  Faça o teste

Via/Via

Sobre Lígia Katierry

- Consultora e Assessora - Tecnóloga em Informática para Negócios - Gestora Estratégica de Pessoas - Musicista * Acredita na luz que ilumina um sonhador de sucesso, além de mecanismos evolutivos compreendendo a real essência do Universo.