Facebook trará recurso que impedirá download de suas imagens e criação de perfis fakes

As redes sociais podem servir de forma importante para a divulgação de um trabalho público, assim como meio de acesso para uma pessoa física. Porém, do outro da moeda, é gerada uma abertura excessiva da privacidade pessoal, nem sempre bem vista.

Um dos pontos mais controversos disto é a facilidade encontrada nas mais populares redes sociais do momento, onde é possível fazer o download de uma foto postada por qualquer pessoa, sendo um amigo seu ou não. Em medida preventiva e atendendo as reclamações de usuários insatisfeitos, o Facebook está testando a opção de bloqueio de imagens de perfil liberadas pelo usuário.

Batizado como Profile Picture Guard, ao ativar o recurso, suas imagens ganharão uma borda azulada com um simbolo de um escudo na parte inferior, indicando que existe uma proteção contra o download. Além disto, com a ativação você também estará garantindo que apenas você e seus amigos sejam capazes de efetuar marcações na foto. Ainda que a proteção não resguarde todo o conteúdo compartilhado pelo usuário, a medida deve agradar aqueles que prezam por uma maior segurança da sua imagem, como também, ajuda a evitar a criação de perfis fakes com as fotos de outros usuários da rede.

Até o momento, nada foi dito pela companhia sobre a proteção que o recurso oferecerá caso seja feita uma captura de tela, visto que a simplória ação pode ser realizada em qualquer dispositivo e inutiliza completamente a proteção pensada pelo Facebook. Encontrando-se em estado beta, a função ainda deve receber aprimoramentos até chegar a sua versão pública, com um proposito melhor estruturado.

Via.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.