Foi este o primeiro celular com câmera lançado há 21 anos atrás; Nokia lançou o primeiro smartphone com a função

A saudosa Nokia lançou o primeiro smartphone (celular com funções avançadas) com câmera em novembro de 2001, o Nokia 7650. Porém, antes dele uma marca japonesa lançou o primeiro celular (não smartphone) com câmera do mundo. Este foi o Kyocera VP-210.

Parece que até hoje não há uma posição concreta sobre o lançamento efetivo do primeiro celular com uma câmera embutida, visto que antes do celular da Kyocera havia outros protótipos revelados para um grupo fechado de pessoas. No entanto, a Kyocera afirma ter lançado o primeiro telefone com câmera comercializado ao público em geral. 

O anúncio do VP (ou “Visual Phone”) 210 recebeu a cobertura da CNN em maio de 1999 . O telefone tinha uma câmera de apenas 0,11 MP (VGA) e só podia capturar um número limitado de fotografias . Isso é, até 20 fotos antes que seu armazenamento ficasse cheio.

Na imagem podemos ver que ele tinha um suporte próprio integrado para que os usuários pudessem tirar fotos de si mesmos. Na época, o preço do telefone no Japão era de 40.000 ienes (cerca de $ 325 dólares).

Nokia 7650 – primeiro smartphone com câmera

Dizemos que este foi o primeiro smartphone com câmera pelo simples fato dele não só equipar uma câmera como também embarcar um sistema operacional com funções bem avançadas chamado de Symbian S60. Além disso, permitia o rápido compartilhamento de arquivos por meio de Bluetooth, Infravermelho e até mesmo por GPRS. Antes dele, nenhum celular era capaz de fazer tais coisas.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.