Início » Meu-iOS » Gartner: Windows pode perder sua liderança para SO da Apple este ano

Gartner: Windows pode perder sua liderança para SO da Apple este ano

 

A Microsoft, há décadas, se mantém na liderança como a empresa que possui o sistema operacional mais usado nos computadores em todo o mundo por causa do Windows. Usado por milhares de pessoas diariamente e crescendo bastante com o Windows 10, o reinado da Microsoft continua firme. No entanto, segundo previsões do “Gartner” a gigante de Redmond deve perder o primeiro lugar para a Apple ainda nesse ano.

A previsão leva em conta todos os tipos de dispositivos rodando Windows, OS X (agora macOS) ou iOS, de PCs 2-em-1, tablets e telefones. Gráficos mostram que as vendas de dispositivos Windows tem diminuído desde 2013, e segundo a pesquisa, essa queda não mudará em 2017. Por outro lado, podemos notar que a remessa de dispositivos da Apple também não anda muito boa, mas isso deve estar prestes a mudar, mesmo que nenhuma explicação seja dada sobre o assunto.

Gartner analisou que no ano passado, os embarques de aparelhos Windows em todo o mundo caíram, e vão se estagnar assim até meados de 2019. De acordo com Ranjit Atwal, analista especializado nesse assunto, disse em um comunicado que:

O mercado global de dispositivos está estagnando, e os embarques de telefones celulares só estão crescendo nos mercados emergentes da Ásia/Pacífico, e o mercado de PCs está apenas atingindo o ponto mais baixo de seu declínio

E não só isso, Atwal fez questão de lembrar que os consumidores têm poucas razões para comprar novos tradicionais (PCs), devido a atual taxa mais lenta de inovação nesse mercado. No mesmo comunicado à imprensa, a Gartner afirmou que cerca de sete bilhões de PCs, tablets e telefones estavam em uso no mundo até o final do ano passado.

Claro que tudo isso não passa de previsões para o mercado em 2017, mas será que a Apple realmente vai “desbancar” a Microsoft em vendas de PCs com OS X? Só o tempo dirá se realmente isso vai acontecer.

Fontes: Computer WorldVia

Sobre Uanderson Conceição

CEO da marca Meu-smartphone e editor chefe deste site. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.