Google e sua Play Store está sendo processada pela Epic Games por exclusão da concorrência e sufocamento da inovação

Uma notícia surpreendeu a todos esta semana depois que a Epic Games, desenvolvedora de Fortinite, anunciou que estava processando a Google Play Store por ter removido o título de sua loja por implementar um sistema de pagamento direto.

Isso aconteceu depois que a desenvolvedora implantou seu próprio sistema de pagamento e ofereceu um desconto de 20% sobre a opção de pagamento oferecido pela Google.

Agora, o escritório Hagens Berman, na Califórnia, entra com uma ação antitruste contra a Google por suas praticas de distribuição da Google Play e taxas de processamento de pagamentos de aplicativos. Nesse caso, essa ação exige que a Google receba uma parcela dos desenvolvedores de até 30%.

Segundo trecho do ajuizamento: “Diz respeito ao dano causado pelo abuso contínuo do Google de seu poder de mercado, incluindo a exclusão da concorrência, o sufocamento da inovação, a inibição da escolha do consumidor e a imposição do Google aos desenvolvedores de aplicativos de uma taxa de transação supracompetitiva de 30%.”

No edital da empresa diz que “os desenvolvedores são prejudicados quando têm que pagar mais do que o mercado suportaria na ausência de comportamento anticompetitivo. A inovação também sofre, assim como a concorrência de forma mais ampla.” Neste processo é apontado uma série de outras práticas do Google, evidenciando um comportamento completamente anticompetitivos.

As práticas ilegais do Google também incluem o agrupando da Play Store e outros aplicativos como parte de um conjunto obrigatório de aplicativos em dispositivos Android, bem como o gigante das buscas proibindo seus parceiros de usar uma versão bifurcada do Android.

Ao que parece, as ações movidas pela Epic Games podem ter reflexo massivo não só na Google Play Store, como também na Apple Store. Caso queira acompanhar e entender melhor essa ação basta clicar aqui.

Fonte: Android Authority

Sobre Luiz Carlos Tinoco Junior

Redator do site Meu-Smartphone, Entusiasta em Tecnologia Mobile, Fã do sistema Android, Cristão e em constante evolução.