Google I/O Android N – Nova versão do SO é anunciada oficialmente – quais as novidades?

Depois de liberar duas versões prévias do sistema, o Google apresentou de forma oficial quais serão as principais funções que estarão presentes na versão final do Android N.

Hoje (18/05) aconteceu o Google I/O 2016 onde a companhia apresentou a nova versão do seu sistema operacional, android e outras coisas novas. A conversa do Google para esse ano, é que os smartphones irão ficar mais simples na hora do uso.

Uma das novidades do Android N, é que o Google promete que a bateria do seu smartphone irá durar mais, os emojis também ganharam uma repaginada, antigamente os ícones – uma febre em aplicativos como WhatsApp e Facebook Messenger – tinham formato disforme, como se fossem geleias amarelas, agora eles parecem com pessoas reais. Bem melhor Google!

android n emoji

O Google também disse que os aplicativos do Android N serão instalados 75% mais rápido do que no Android Marshmallow, isso graças a um novo compilador Java que a Google implementou na nova versão do sistema operacional, o que reduz a carga do sistema em 50% e tudo isso sem drenar a bateria do smartphone.

O Gooogle melhorou também o concorrente do Direct X, a API Vulkan que deve melhorar o desempenho em jogos de 30 a 60%. De acordo com a companhia, o lema do Android é:  Performance, segurança e produtividade. Outra ótima novidade do Android N, é que se você passar um determinado tempo sem mexer num app e ele estive no multitasking, ele será automaticamente fechado. Ah, e pra quem está se perguntando, agora temos um botão para remover todos os apps de uma só vez.

O Google também inseriu no Android N, uma especie de ícones interativos, semelhante ao 3D Touch, mas sem a tecnologia Force Touch na tela. Apps como o Hangouts ou WhatsApp, poderiam permitir que você altere o seu status apenas pressionando o atalho ou deslizado para os lados ou para baixo. Alô Microsoft?

Novos mensageiros nativos Allo e Duo

allo

Segundo executivos do Google Erik Kay, o Allo é um dos aplicativos de mensagens mais espertos do mundo. O interessante é que o app tem um botão à disposição para deslizar o dedo e, com isso, deixar a mensagem maior ou menor. O corpo do texto muda conforme o gosto do usuário. Genial!

duo_3

Já o DUO é um app de chamadas em vídeo e veio para atender o pessoal que tem internet lenta(Google pensando no Brasil, que lindo!) e ainda tem criptografia. A função Knoc Knoc, traz uma prévia do que as pessoas estão fazendo, antes mesmo do dono do smartphone atender a ligação.

Google Assistente

android n assistente

O Google anunciou um novo assistente pessoal, na verdade é uma evolução do Google Now, o novo aplicativo é idealizado para ajudar os usuários nas tarefas do dia-a-dia, inclusive o Allo funcionaria em conjunto com o novo assistente do Google. Ótima integração!

Google Daydream

daydream

Isso nada mais é do que a entrada do Google no mercado de realidade virtual, o Daydream serve para que você crie aplicativos de alta qualidade para realidade virtual. Os aparelhos da Samsung, HTC, Huawei, LG e ZTE já são compatíveis com a plataforma.

SafetyNet

No quesito segurança temos novidades, o Google mostrou ao mundo o SafetyNet serviço que analisa aplicativos maliciosos e desinstalá-os automaticamente caso encontre ao de errado. Assim você não precisa ter mais medo na hora de instalar uma aplicação desconhecida e, até evita a instalação de apps de terceiros como anti-vírus.

Nova função de multi-janela

android N multijanela

O Google tem trabalhado arduamente para trazer um sistema multitarefa nativo e eficiente para o Android. Já vimos em vídeo análise publicado por nós dias atrás, no qual a segunda prévia do Android N traz um recurso já conhecido em tablets e telefones oferecido pela Samsung chamado de multi-janela, onde é possível utilizar dois aplicativos ao mesmo tempo.

O Android N continua em desenvolvimento e será liberado oficialmente para as fabricantes e donos de dispositivos Nexus no final de 2016. A empresa não chegou a dar uma data definitiva, mas a previsão é que o update comece a rolar no final deste ano.

Confira outras novidades em nosso vídeo análise

Esse artigo será atualizado com mais informações…

Será que a Google está de parabéns por trazer tais novidades ao SO móvel?

Fonte: Know Your Mobile

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.