Início » GAMER » Google Stadia – Streaming de games! É oficialmente anunciado.

Google Stadia – Streaming de games! É oficialmente anunciado.

Muito aguardado por todos o anúncio veio logo e ganhou nome: STADIA! Esta é a nova plataforma que o Google desenvolveu, antes conhecida como Project Stream. Com a novidade você não precisará de um novo PC Gamer ou Console de última geração. Basta ter internet e o “data center será seu console”.

As 14 horas horário de Brasília o Google começou sua apresentação na GDC 19. A expectativa era alta pra todos, afinal a gigante estava prestes a anuncia seu próprio “console” ou plataforma de jogos via stream.

Google Stadia – Vídeo de apresentação.

Sua ideia é juntar os players, os desenvolvedores e quem assiste aos gameplays no YouTube de uma forma única. Promete ser compatível com tudo, desde seu smartphone, a seu tablet e seu pc. Parecido com o que temos hoje nos consoles você poderá jogar instantaneamente, sem ter que esperar a instalação. Eu disse parecido, por que aqui não há nem mesmo instalação. Tudo ocorre na nuvem, no data center do Google, no Stadia.

Estes são os controles opcionais do Google Stadia, a plataforma é compatível com os atuais controles de console, teclados e mouse.

O ponto alto talvez de toda conferencia tenha sido justamente quando demonstraram ao vivo o sistema funcionando em diferentes dispositivos. Sem delays, sem esperas, assim o Stadia rodou aos 33 minutos do vídeos que você pode ver abaixo:

Conferência completa do Google Stadia.

Principais pontos fortes do Stadia:

  • O controle apesar de opcional é ligado direto via Wifi ao servidor do jogo, otimizando ainda mais o gameplay.
  • Uso de várias placas gráficas simultaneamente, os produtores não precisam mais se limitar!
  • Servidores em mais de 200 países garantem estabilidade a plataforma, é um poderio de processamento que nenhum console pode alcançar.
  • Deve ser lançado com resolução de 4K 60fps, mas no futuro chegará ao 8K.
  • Unreal Engine, CryEngine, Vulkan, Unity, AMD, Havok já são alguns dos parceiros do Google Stadia.
  • Cross-platform: Que tal continuar teu jogo de onde parou em qualquer dispositivo seu? Pois é!

Estes são só alguns dos pontos fortes da nova plataforma. Podemos imaginar o futuro onde você não terá mais mais que se preocupar em trocar de console. Nem atualizar seu PC comprando novas placas e etc. Com o Stadia tudo que será preciso é uma boa e estável conexão com a internet.

Mas talvez ai resida seu principal ponto fraco. Países menos desenvolvidos, onde a internet não é lá essas coisas, e tem preços absurdos podem sofrer e ficar para trás. Mera coincidência ou não, o Brasil não está nos planos de lançamento. Pelo menos não para este ano, quando o Google Stadia saí para EUA, Canadá, Reino Unido e mair parte da Europa.

Empolgado com o futuro de possibilidades que se abre, já que o Google é sem dúvida a empresa capaz de fazer tudo isso dar certo. No entanto pensativo sobre como o Project xCloud da Microsoft se sairá daqui pra frente. Mas por onde anda a Sony?!

Sobre Igor Bruce

Escreve artigos dedicados à games. Tenta ser bom no jogos, ama assistir séries, filmes e tem o canal "O Show do Bruce" no YouTube.