Governo do Brasil vai trocar programas de código aberto por software da Microsoft

evento-fechado-micrososft

O Governo Federal vai substituir os programas de código aberto que atualmente o Poder Executivo utiliza, por uma nova linha de produtos e serviços da gigante da tecnologia Microsoft.

De acordo com o site Convergência Digital, todos os órgãos do Sistema Administrativo de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) terão que fazer a migração para os serviços da Microsoft, uma vez que já estão confirmadas as aquisições de produtos tais como Office, Windows Professional, Windows Server e Client Access Licence.

Acontece que, soluções privadas de softwares já são usadas por órgãos públicos há muito tempo, contrariando a preferência de utilizar software livre desenvolvido no próprio país. No entanto, ainda não se sabe se essas aquisições serão feita com licenças permanentes ou apenas como assinatura por um período de uso limitado.

A ideia, anteriormente, era dar preferência ao código aberto, uma maneira de aquecer o desenvolvimento de software e gerar economia no Brasil. O que muda agora é que, na prática, o governo vai gastar mais usando software da Microsoft, mas por outro lado, terá soluções mais completas.

A decisão ocorre uma semana depois da Microsoft ter realizado um evento internamente para integrantes do governo brasileiro. No evento estava presente a presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia. Além dela, estava o ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, além do governador do Distrito Federal.

Fonte | Via: Adrenaline

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.