Há quase 21 anos atrás, a Nokia lançava o primeiro telefone com conexão a internet no mundo

Olhando para a nossa realidade atual, é difícil imaginar como seriam os nossos dias sem o acesso a internet. Estamos sempre conectados, em qualquer lugar e qualquer hora, seja através de televisores, computadores, pequenos dispositivos como smartwatches, e claro, os nossos fieis smartphones. Contudo, não foi sempre assim. Não faz tanto tempo que a conexão móvel era um luxo, e os celulares antigos malmente eram capazes de acessar o navegador. Você sabe qual foi o primeiro telefone a ter conexão a internet?

Quando falamos de conexão GSM disponível ao consumidor, ele é o pioneiro: o Nokia 9000 Communicator, lançado em 15 de agosto 1996 pela famosa finlandesa. Totalmente diferente dos aparelhos da atualidade, estamos falando de um típico telefone ao melhor estilo “tijolo”, mas que trazia alguns funções bem interessantes. Se a primeira vista você enxerga apenas um telefone comum, ao “abrir o dispositivo ao meio” você daria de cara com um teclado qwerty e uma tela maior para justificar as suas capacidades.

[gallery columns="2" size="medium" link="file" ids="52018,52019"]

Ainda assim, sendo o primeiro, não era possível ousar muito ao navegar pela rede. Rodando o sistema operacional GEOSTM, o aparelho era capaz apenas de fazer uso de um browser para acessar de forma limitada a internet, que já era algo muito grande para a época. Suas especificações eram de peso para a época, com um processador Intel 386, tela em resolução de 640 x 200 pixels e 8 megabytes de memória interna (sendo 4 desses ocupados pelo sistema).

Mesmo assim, o recurso não foi popularizado pelo dispositivo, já que o seu alto preço o tornou uma peça de luxo para a maiores dos consumidores, prejudicando as suas vendas. A novidade só chegou a pegar o gosto do público depois de 3 anos, com o padrão WAP. Você consegue imaginar como você sobreviveria hoje sem internet no seu smartphone?

Fonte.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.