Huawei está desenvolvendo seu próprio SO para competir com Android, Windows e iOS

huawei

A supremacia do Android atualmente tem dificultado bastante a popularização de outros sistemas móveis. Ubuntu Touch, Firefox OS, Sailfish OS, Web OS (quando pertencia a HP), o bom e velho Symbian , todos estes sistemas móveis, alguns promissores, não conseguiram vingar. Mesmo com propostas interessantes, a falta de interesse por parte dos desenvolvedores e poucos aparelhos lançados com tais plataformas não permitiram o crescimento considerável e só contribuíram para a monopolização do sistema da Google. Felizmente, ainda há esperanças!

A Samsung tem continuado a trabalhar com seu sistema Tizen OS que já está sendo usado em aparelhos da linha Z vendidos em países orientais e irá emprega-lo em seus novos smartwatches. Agora, a Huawei pode estar colocando uma carta na manga e desenvolvendo uma plataforma própria, juntamente com desenvolvedores que trabalharam para a Nokia.

[caption id="attachment_35023" align="alignleft" width="214"]honor-android-emotion-ui EMUI e sua versão mais recente, 4.1[/caption]

A Huawei, uma das maiores fabricantes de celulares no mundo, desenvolveu um dos últimos Nexus lançados pela Google, o Nexus 6P e tem usado o Android mascarado com sua UI própria chamada Emotion UI em seus aparelhos que tem sido criticada por ter uma aparência semelhante ao do iOS. A empresa reafirmou seu compromisso com as atualizações e melhorias no seu sistema baseado no Android, portanto, qual seria o motivo por trás do desenvolvimento de um sistema próprio?

O motivo por trás de um novo sistema seria o incerto futuro do Android que vem enfrentando dificuldades com sua grande fragmentação. A empresa teme que a Google possa tornar o desenvolvimento do sistema mais restrito, dificultando assim o uso e personalização da plataforma por meio das fabricantes. O encerramento ou diminuição do suporte dado pela Google ao Android também é temido pela empresa.

Portanto, mesmo estando em fase inicial, o novo sistema viria para competir com as principais plataformas móveis do mercado e encontraria muita dificuldade para vingar em um mercado dominado pela Google e Apple. Mas não devemos duvidar, afinal, além da Huawei estar entre as 5 maiores fabricantes de smartphones no mundo atualmente, o que um dia foi unanimidade, um dia pode virar antiguidade.

Fonte: GSMArenaThe Information


Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.