IFA 2016: Xperia XZ e X Compact são apresentados oficialmente pela Sony

Sony Xperia XZ e Z compact

A IFA 2016 mal começou e as fabricantes já estão a todo vapor, ontem foi a vez da Sony apresentar suas novidades para o ano corrente de 2017. A companhia japonesa revelou ao público o Xperia XZ e o Xperia X Compact, esse último que é uma versão menos robusta da linha “X” que receberam alguns membros recentemente.

Sony Xperia XZ

O Xperia XZ é um especie de Xperia X melhorado, ele trás algumas novidades como todo lançamento, mas nada que irá te fazer mudar de aparelho assim de uma hora pra outra. O foco da Sony aqui foi o design, câmera e autonomia da bateria.

Sony Xperia XZ

Falando em design, aparentemente a empresa buscou se inspirar na linha Lumia dos tempos da Nokia, não que isso seja o demérito, mas a empresa poderia ter se esforçado um pouco mais, não acha? A Sony costuma dar nomes aos “seus designs” e do Xperia XZ é chamado de ALKALEIDO – uma palavra bonita para denominar “alumínio arredondado”.

Sony Xperia XZ 3

O XZ vem com uma tela IPS LCD de 5,2″ na resolução 1080p, processador Snapdragon 820 com 3GB de RAM, alto falantes estéreo, 32GB de armazenamento interno com direito a entrada para cartão microSD de até 200GB. Na entrada de carregamento e dados, a Sony optou pelo novo USB Type-C e a empresa também trouxe a entrada 3,5mm para fones de ouvido.

As câmera dos smartphones da Sony são sempre um espetáculo e aqui não poderia ser diferente, são 23MP com lente f/2.0 e suporte a gravação 4K na parte traseira, e para os fãs de selfies um sensor de 13MP na câmera frontal. O software é o Android Marshmallow e sem promessas de atualização para o Android Nougat, até o momento.

Como extras a Sony adicionou ao Xpera XZ o leitor biométrico no botão power do aparelho, certificação IP68 contra água e poeira e carregamento rápido para a bateria de 2.900 mAh. Um verdadeiro top de linha, mas nada que já não exista no mercado! O valor não foi mencionado, mas sites internacionais estão esperando algo em torno de € 700.

Xperia X Compact

O Xperia X Compact compartilha de algumas especificações do seu irmão maior, mas nada estrondoso. A edição menor do Xperia X conta com uma tela de 4,6″ resolução HD 720p, processador Snapdragon 650 e 3GB de RAM. A espessura é um pouco fora do normal, 9,5mm.

Sony X compact 2

Diferente do Xperia XZ, o X Compact vem com corpo feito em plástico e para alguns isso pode não agrada muito. A similaridade com o seu irmão maior começa na câmera traseira que é também de 23MP, porém de 5MP no painel frontal. Mesmo tendo o mesmo sensor, você será incapaz de gravar vídeos na resolução 4K com o X Compact. O software também é o Android Marshmallow – sem promessas de atualização para o 7.0 Nougat, até o momento.

Sony X compact

A bateria do Xperia X Compact possui a tecnologia Quick Charge 2.0, capacidade de 2.700 mAh e não é removível. O valor no entanto também não foi mencionado, deixando brechas para que imaginemos algo na faixa dos €500. Não sabemos se esses aparelhos irão chegar ao Brasil, mas se depender da Sony e dos impostos brasileiros, esses dois dispositivos terão um preço nada convidativo.

Qual sua opinião sobre os novos flagship da Sony?

Fonte: GSM Arena – Imagens: AndroidPIT

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.