iOS com Live Tiles? Apple poderá permitir alterar ícones em futuras atualizações do SO

A Apple pode estar se inspirando em um recurso bastante útil do Windows 10 para a próxima atualização do iOS. A empresa pretende introduzir em seu sistema a sua sua própria interface baseada em “Live Tiles”.

No Windows 10 Mobile e PC, as “tiles” são basicamente ícones de aplicativos que podem ser redimensionados e têm a capacidade de atualizar informações dos aplicativos e exibi-las na própria Live tile – o que evitaria de você abrir o app. Além disso, podemos alterar a sua aparência visual. Um exemplo claro disso é o app de clima da Microsoft, que exibe o nome da cidade, previsão semanal e temperatura atual, tudo sem a necessidade de abrir o aplicativo.

O recurso adotado pela Apple se assemelha com as Live Tiles, mas deverá ser muito mais limitado. No iOS os ícones não poderão ser redimensionados, mas os desenvolvedores terão a capacidade de incluir no código de suas aplicações para autorizar ou não a troca do ícone caso necessário for. Através de seu site oficial, a empresa explica:

Use esse método para trocar o ícone de seu app para o ícone primário ou um de seus alternativos. Você pode mudar o ícone apenas se o valor de supportsAlternateIcons estiver ajustado como true.

A “novidade” da Apple será bem mais simples, afinal, um pequeno ícone do aplicativo de Clima, por exemplo, não será muito útil para entregar informações ao usuário sobre o tempo. No entanto, será interessante ver como tudo isso será adaptado ao sistema da maçã. Até lá vamos aguardar mais informações.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.