Início » MEU-IOS » iPhone X e o bizarro “botão Home” faz usuários a retroceder ao invés de progredir

iPhone X e o bizarro “botão Home” faz usuários a retroceder ao invés de progredir

Quando nos acostumamos com algo, é bem difícil abandoná-lo, situações e objetos que nos propõe usabilidade, acessibilidade e agilidade no nosso dia dia. Inconsequentemente deixamos de ter posses de certos materiais, pela atualização no desenvolvimento das novas matérias e objetos a serem adquiridos.

Mas todas essas mudanças que nos remetem a sair da zona de conforto, é uma busca incessante das equipes de engenharia e design, na tentativa de aprimoramento, busca de equilíbrio para uma melhor experiência do usuário de um novo produto.

E todo esse contexto nos leva a realidade, o lançamento do iPhone X, onde a Apple arriscou substituir o Touch ID pelo Face ID. O novo sistema funciona, porém não com a mesma agilidade e usabilidade do anterior, fazendo com que diversos usuários questionassem essa novidade apresentada pela empresa. Decidiu abandonar uma tecnologia muito usual, que não agrada nem mesmo os seus (Fanboys).

Mas não para por ai, a Apple foi a primeira empresa a tirar a entrada para fones de ouvidos de seus dispositivos, sugerindo o uso de acessório extra ou usar seu modelo próprio de fone com a entrada lightning. Enfatizando que “a grande maioria desses acessórios, são projetados para apaziguar pessoas que não possuem e não pretendem possuir produtos Apple”.

Complicando a simplicidade

Este constante impulso da Apple, muitas vezes visto como algo ruim, abriu caminho para toda a indústria de produtos pós-venda, visando consertar as omissões de aplicação da empresa. Rotulada por críticas, este mercado vem evoluindo de maneira interessante, onde a maioria dos acessórios ao invés de te levar a diante, te faz retroceder.

Existe tantas opções nos dias de hoje, tantas ofertas de diversos fabricantes, que simplesmente não tem como culpar uma empresa por aderir estratégias novas, e ao mesmo tempo, vender os seus produtos só para que conserte-os depois, ou que utilize acessórios de terceiros que o fazem diminuir a experiência de usuário e desempenho do produto. Foi pensando nisso que uma empresa Chinesa apresentou o “dongles” durante a CES 2018 um acessório que deve suprir a falta do Touch ID, e fazer com que seus usuários não queiram comprar acessórios paralelos e possivelmente adotar incompatibilidades posteriores.

Eu simplesmente não entendo por que existe uma demanda tão grande por produtos como este. Por que comprar um iPhone X se você vai precisar de um acessório extra, que é oferecido separadamente?

Via

Sobre Lígia Katierry

- Consultora e Assessora - Tecnóloga em Informática para Negócios - Gestora Estratégica de Pessoas - Musicista * Acredita na luz que ilumina um sonhador de sucesso, além de mecanismos evolutivos compreendendo a real essência do Universo.