Isso é um adeus aos cartões SIM e um bem-vindo ao SIM virtual

Durante o evento WinHEC 2016, a Microsoft não só anunciou o suporte à plataforma ARM de processadores para o Windows 10. Mas também enfatizou uma nova realidade que ainda não estamos vivenciando, que é o suporte ao eSIM e redes 5G para o futuro do Windows 10 em PCs e tablets.

eSIM e 5G

Eles vão mudar a forma como interagimos com os nossos smartphones, tablets e smartwatches. De acordo com a empresa de Redmond, será possível que os usuários optem por adquirirem planos de dados diretamente da loja de aplicativos por meio, é claro, de redes Wi-Fi ou até mesmo de redes de dados das operadoras. Isso vai acontecer graças à tecnologia eSIM.

O eSIM funcionaria como uma espécie de cartão SIM virtual/eletrônico projetado especialmente para telefones que não seria removível. Mas em contrapartida, teríamos a possibilidade é claro, de podermos alterar planos e de operadora com apenas um clique. Além disso, o eSIM vai ser muito pequeno com o comprimento de aproximadamente 4 mm de largura. Com esta tecnologia, os fabricantes poderiam vender dispositivos sem slots para o clássico cartão SIM, abrindo janelas para torna-los ainda mais finos.

A Intel anunciou também que irá melhorar a conectividade entre celular, PC e tablet com Windows 10. Seu modem será projetado para ser usado com qualquer dispositivo: smartphones, por meio de tablets até notebooks. Intel já está trabalhando com a Microsoft para introduzir normas para as redes 5G.

Nossas parcerias globais e nossos testes no espaço móvel com provedores de serviços de Internet nos permitiram desenvolver a tecnologia baseada em processador Intel para entregar a conectividade 5G para usuários do Windows em conjunto com outros fabricantes de dispositivos móveis.

É, quando se achava que o mercado de smartphones e todos os seus congêneres, não poderiam crescer mais, a Microsoft vem com essas ideias. Algo de se aplaudir de pé! O que você pensa sobre a chegada da tecnologia eSIM e de redes 5G nos futuros dispositivos com Windows 10? Por favor, deixe-nos saber nos comentários.

Via: WindowsBlogItália

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.