Início » MEU-CELULAR » Já é possível emular jogos de Xbox 360 e PS3 em seu Android

Já é possível emular jogos de Xbox 360 e PS3 em seu Android

Diferentemente do concorrente, o Android traz uma grande diversidade de emuladores disponíveis, sejam eles da loja ou instalados de forma direta ao sistema, o que acontece por métodos muito mais simples que no iOS. Com um grande público interessado, aos poucos observamos a chegada gradual de aplicações que suportam games de diversas plataformas, como SNES, GBA, NDS, PSX, PS2 e agora até mesmo os poderosos XBOX 360 e Playstation 3 já podem ser emulado pelo robozinho. Quem diria que esse simples e portátil dispositivo seria capaz de chegar tão longe?

  • Como eu posso baixar um emulador do PS3 e XBOX 360?

Ainda que relativamente novos, já é possível encontrar uma diversidade de emuladores de PS3, mesmo que já infelizmente a maioria deles ainda não estejam hospedados para o download pela Google Play Store. Caso você planeje utilizar algum app em especifico, será necessário um download direto, e neste caso, estaremos recomendando o Vortex, publicado na referida loja, porém indisponível em nosso país.

  • Para efetuar o instalação da aplicação será necessário um download do seu APK. Para instala-lo será necessário habilitar a função “fontes desconhecidas” diretamente do menu de configurações do seu aparelho.

Uma vez aberto, será necessário se cadastrar para ter acesso as funcionalidades do programa. Através da própria interface principal do emulador são disponibilizados algumas poucas ROMS já adaptadas para o download. Basta descarrega-los e iniciar a sua jogatina.

  • Quais outras opções devo procurar?

Outro emulador bastante reconhecido pela comunidade é o Cloud Game. Possuindo menor foco na usabilidade, trata-se de uma opção ainda mais leve e simplória, com uma biblioteca muito mais ampla. O grande problema é que a linguagem disponível no momento é o chinês, e pode ser preciso alterar a sua região através de uma VPN para faze-lo funcionar.

Você pode baixar o APK do Cloud Game através do Mega ou Mediafire.

  • Estes emuladores funcionam bem?

O funcionamento vai depender principalmente do Hardware do seu smartphone. Certamente, um aparelho mais atual e potente terá muito mais facilidade que um dispositivo intermediário, mas também devemos levar em consideração a qualidade da otimização de software oferecida pela sua fabricante. Lembre-se: emular jogos desta geração não é uma tarefa tão fácil.

Uma vez que o Vortex encontra-se em estágio beta, não espere um grande número de jogos disponíveis agora. Em um rápido progresso, o emulador tem ampliado a sua biblioteca constantemente, mas a necessidade de adaptar games para a plataforma (diferentemente dos jogos de outros consoles, que são reconhecidos pelos programas de forma direta) torna tudo um pouco mais difícil. Falando sobre o  Cloud Game, mesmo com uma biblioteca mais ampla, existe uma menor consistência de desempenho entre os apps com menor otimização.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.