Início » Meu-Windows » Joe Belfiore fala sobre a abertura dos serviços Windows para outras plataformas

Joe Belfiore fala sobre a abertura dos serviços Windows para outras plataformas

Mesmo sem o auxílio de um sistema operacional próprio nas linhas de frente, a Microsoft continua extremamente interessada no segmento móvel. Esta nova fase da empresa indica que o filosofia “Mobile First, Cloud First” está mais viva do que nunca, mesmo que o seu significado tenha sofrido algumas adaptações com o decorrer do desempenho dos seus projetos.

Com um olhar mais amplo, a Microsoft passou a olhar para o mercado móvel como um todo, diferente do que é feito pelas outras companhias de software. O plano não está mais ligado a oferecer um ecossistema baseado em um produto Windows, e sim um conjunto de serviços que possam trazer a presença do Windows a qualquer aparelho ou sistema que você venha a utilizar. Estes conceitos são reforçados pelas palavras de Joe Belfiore, que após um longo período de férias, volta a responder sobre os planos da Microsoft.

Vamos continuar a apoiar o Windows Phone” , afirma o engenheiro. “Mas o Windows está abrindo suas fronteiras um pouco, em reconhecimento da realidade que as pessoas estão usando vários dispositivos rodando em uma variedade de sistemas operacionais“.

Belfiore lembra que o Windows 10 tem o objetivo de tornar as pessoas mais produtivas e criativas e que o foco dos seus serviços deve estar alinhado ao padrão de uso do consumidor, que relaciona-se a diferentes dispositivos. “O Windows é uma plataforma que impulsiona a experiência em toda uma gama de dispositivos,” afirma. “Vivemos em um mundo altamente diversificado“.

Para Joe, o Windows pode ser encarado como o “centro” que conecta todos os seus dispositivos. Isto pode ser compreendido com ferramentas como o Microsoft Graph, que basicamente funciona como um sistema para rastrear as interações e relação entre seus arquivos, aplicativos e dispositivos, permitindo a interação e alinhamento de apenas um banco das informações entre eles, sejam iPhones, Androids ou PCs com Windows; ou até mesmo as funções da Cortana entre diversos sistemas.

Uma vez que a interação digital tem estado muito além de apenas computadores e smartphones, Belfiore fala sobre a importância sobre a evolução do conceito do Windows, com a necessidade de tornar os seus sistemas e serviços cada vez mais adaptáveis e preparados para as mudanças dos padrões dos consumidores e das configurações do mercado em si. Pensando nisto, a Microsoft vem trabalhando no “Fluent Design System” que visa tornar o Windows pronto para as novas tendências e possibilidades, que surgem à medida que o alto processamento fica mais acessível, nuvens ficam mais poderosas, a inteligência virtual se torna mais qualificada e a realidade virtual atingível.

No geral, podemos dizer que o Windows está mais próximo das tecnologias “concorrentes” que já esteve antes em sua história. Ao invés de competir diretamente com outras plataformas, a Microsoft encontrou um modo de estar presente para todos os tipos de usuário, os conectando em sua essência ao seu principal produto: o Windows.

Caso olhe em volta, notará que esta estrategia não é tão diferente do que tem sido almejado por empresas como o Facebook e Google através dos seus últimos lançamentos, demonstrando uma tendência voltada para a amplificação do foco no mercado tecnológico. É como se o conceito de ecossistema tivesse sido largamente expandido, para além das barreiras atualmente conhecidas.

Fonte.

Sobre Deco Portella

Caseiro, estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.

  • Andre Bilha

    Achei que tava no Blog do Jorge……..

  • Leoni Martini

    Esse cabelo do Joe Belfiore é muito loco

    • Olegario Souza

      Muito loco motiva se é que me entende.

  • Leoni Martini

    Quero ver office 365 e onedrive para Linux.

  • Darllan Freitas

    Eu tbm não tenho o que reclamar! particularmente me atende em tudo! e tbm amo a integração com meu pc, atualmente tenho o lumia 950xl e pra mim é perfeito…

    • Isaias Freitas

      No momento tô usando um Celular android mas uso o Outlook, ondrive e salvo os contatos no hotmail, assim se quando voltar pros WP já tá tudo no mesmo lugar.

      • Brynko DGS

        Já aqui o Outlook não sincroniza com a agenda de contatos do meu, então aos poucos estou migrando meus contatos com Gmail, no da minha mulher foi a mesma coisa

        • Isaias Freitas

          Se for no android tem q colocar a conta Microsoft como Exchange.

          • Brynko DGS

            Vou fazer o teste

  • Xandyh

    Cara tinha um Lumia 930 e era maravilhoso mesmo essa integração, mais agora estou com um Android e pasme faz a mesma coisa é só usar a cortana

    • George

      Ainda prefiro meu lumia535, infelizmente a Microsoft® nao vai mas produzir esses aparelho.

  • Gustavo Gonçalo

    Algo de estranho está acontecendo aqui, haters, sem vocês reclamando as noticias do Windows não tem o mesmo sabor 🙁

  • Erick

    Se o Windows Phone rodasse tudo que roda no Android, teria chance… Sailfish e Tizen da mesma forma: rodasse tudo que roda no Android, teria chance.
    Deveria parecer um React OS.

    • Gustavo Gonçalo

      Rodaria se os DEVS fizessem os apps pra rodar neles

      • Silvio Silver

        Nisso eu tenho que concordar

      • Minduim

        Os DEVS fariam os apps se essas plataformas dessem algum dinheiro.

  • Bruno Dos Santos

    Windows 10 mobile e Windows 10 tablat esta crescendo no mercado Asiaico, principalmente na China e Índia.
    https://www.youtube.com/watch?v=ctDEzeW2yrI

    • Pablo Teixeira

      O Uandeson ja falou desse tablete aqui, fez ate video

  • Ney Alves

    Toda empresa tem seus altos e baixos e a Microsoft® está passando por uma reconstrução

  • Pablo Teixeira
    • Silvio Silver

      Eu ein, to fora, mais do mesmo, Duopólio já tá fedendo.

      • Pablo Teixeira

        Queria mesmo e um sailfish.

        • Silvio Silver

          A Samsung aos poucos já está querendo levar seu sistema Tizen para outros mercados, a Sony junto com outra empresas já estão se interessando no Sailfish OS, ou seja, as fabricantes ja não estão vendo com bons olhos essa dependência com a Google, a própria Google demonstrou semana passada, um pouco do seu novo sistema operacional para o setor mobile, o Fuchsia, o futuro promete, o Android e o IOS, são bons sistemas, mas só esses dois para escolher é muito chato em um mercado amplo como é o mobile, tem hora que você quer usar um sistema diferente, sei lá, o pessoal vive metendo o pau no Windows 10 mobile, mas as vezes eu passo mais tempo mexendo no meu Lumia, do que no meu outro aparelho com Android, gosto é gosto.