Kantar: Novos relatórios revelam a participação de mercado das plataformas móveis

Android N smartphones

A empresa de análise de mercado independente Kantar Worldpanel acaba de divulgar seus últimos dados mensais para os principais mercados de smartphones ao redor do mundo, incluindo os EUA, China, e países da Europa como Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália e Espanha.

Esses dados mostram especificamente os três meses encerrados em junho de 2016, onde o Android continua reinando se mostrando relativamente estável em comparação com o mesmo período há um ano atrás, enquanto iOS voltou a crescer nos EUA e em outros país da Europa. Já o estado móvel da Microsoft, você provavelmente deve saber. Assim como não há grandes opções e ofertas para bons custo benefícios de aparelhos com Windows, consequentemente a sua quota de mercado não deve ser das melhores.

Vamos olhar mais de perto para esses relatórios:

Estados Unidos

EUA

A quota de mercado do Android caiu ligeiramente nos Estados Unidos, de 0,6% ano-sobre-ano tendo agora 65,5% das vendas de smartphones. A Apple, com o iOS teve crescimento de 1,3% no segundo trimestre arrebatando agora 31,8% de participação.

A participação do BlackBerry aumentou um pouco passando de 0,4% para 0,5% em termos homólogos, mas as vendas de telefones do Windows não mudou muito no país, mas sofreu queda ano-sobre-ano em 1.4% somando agora apenas 1.6% de quota.

Grã-Bretanha

Grã Bretanha

O Windows caiu de 11,3% para 4,9% em um ano. Ambos iOS e Android registraram ganhos saudáveis lá. O iPhone SE foi smartphone mais vendido da Grã-Bretanha do segundo trimestre, com 9,2% das vendas, seguido de perto pelo iPhone 6s, que responderam por mais de 9,1%.

França

França

Na França, as vendas de telefones Windows foram reduzidos pela metade, e as vendas do BlackBerry caiu em dois terços. Android aumentou a sua quota com mais 2,3%, mas o maior ganho foi para iOS, que aumentou de 16.8% para 20,2%.

Alemanha

Alemanha

Na Alemanha, a venda do iOS viu seu primeiro aumento de ano-sobre-ano desde o terceiro trimestre de 2015, com aumento de 1% somando 14,2%. Android registrou um aumento robusto de 4,1% na quota de mercado, enquanto que as vendas de telefone Windows caiu quase pela metade somando agora 5,4%.

Espanha

Espanha

Android continua a dominar na Espanha, tendo subido para 91,2% no período. As vendas de telefones Windows aumentou 0,2% em relação ao mês passado, mas a sua quota de mercado de vendas atual é de apenas 0,4% , já o iOS sofreu queda ano-sobre-ano com agora 8,2% .

Itália

Itália

Itália é o mercado que exemplifica o pior declínio em vendas de telefones Windows. Quando chegou a atingir um pico de 17,1% em dezembro de 2013, o sistema operacional móvel da Microsoft caiu para 14,2% há um ano. Agora, a sua quota de mercado é de apenas 5,6%.

O iOS diminuiu 0,8% em termos homólogos, mas o Android tem evoluído em popularidade nos últimos doze meses por lá.

China

China

Não há má notícia para a Apple na China, onde sua participação caiu de 2,2% somando agora 17,9%, enquanto que o Android aumentou para 81,4%. E os telefones Windows, nessa região, está quase desaparecendo.

Japão

Japão

E, finalmente, no Japão, a Apple sofreu um declínio de 4,2% ano-sobre-ano mas arrebata ainda uma boa fatia com 38% do mercado. O Android aumentou 6,6% em relação ao mesmo período, e agora ocupa 61% do mercado.

As vendas de telefones Windows teve um aumento substancial de 0,3% , uma vez que as novas fabricantes japonesas parceiras da Microsoft apenas iniciou suas vendas a partir do segundo trimestre desse ano.

Confira mais detalhes da quota de mercado de vendas de smartphones ao longo do tempo para esses e outros países, através desse link: Kantar Worldpanel ComTech.

Via

Sobre Uanderson Conceição

Chief executive officer (CEO) na empresa Meu-Smartphone. Youtuber, adora praticar Downhill Mountain Bike, entusiasta da natureza e acredita soberanamente em Deus.