Leitores biométricos devem substituir as senhas do seu cartão de crédito e débito em breve

Os códigos de acesso como conhecemos estão morrendo. Talvez você não imaginasse isso a uns 5 anos atrás, mas estamos bem próximos de um futuro onde digitar combinações de caracteres para acessar um serviço ou efetuar uma ação se torne algo ultrapassado. Você já pode observar isso através do seu smartphone, uma vez que a cada ano mais aparelhos de diversas faixas de preço oferecem leitura biométrica, assim como os aplicativos que eles rodam.

De olho neste futuro, a MasterCard planeja dar um passo além e tirar as inconvenientes senhas do processo de pagamento com cartões também. A ideia é tão simples que te fará se questionar como isso ainda não tinha sido feito antes: a empresa está testando cartões com leitores biométricos.  Com uma pequena área dedicada a leitura no seu cartão, basta inseri-lo em uma maquina e repousar o seu dedo para a identificação biométrica, dispensando completamente a senha convencional.

A partir do momento em que o seu banco disponibilizar um cartão com biometria para você, será necessário comparecer ao estabelecimento para cadastrar as suas digitais. O chip EMV inserido no cartão será capaz de armazenar até duas digitais.

A tecnologia que vem sido testada pela MasterCard desde 2014 passou pelos olhos do portal Engadget, que destacou a velocidade do pagamento, uma vez que todo o procedimento acontece direto no cartão, sem a necessidade de uma comunicação de reconhecimento com o banco. A simplicidade da novidade também dispensará a necessidade de novas maquinas adaptadas, já que o modelo do processo é suportado pelas atuais.

Com testes iniciais realizados na África do Sul, a expansão do projeto ocorrerá nos próximos meses, passando em breve pela Europa e Ásia-Pacífico. Não existe nenhuma confirmação de quando a novidade estará disponível em nosso país.

Via.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.