LineageOS manterá viva a comunidade de desenvolvimento da Cyanogenmod

Depois de alguns anos enchendo o peito para afirmar que destronaria o Google e até mesmo tomaria o Android da empresa, a Cyanogen está jogando o pano e abandonando o projeto. A empresa que trabalhava com um “sistema próprio” derivado do Android Open Source Project, buscava criar uma alternativa mais interessante para as fabricantes unindo um Android puro e bem adaptado e por vezes livre das amarras do Google, o que foi bastante valorizado por empresas pequenas no passado.

Se você é um usuário Android, talvez deva lamentar agora mesmo, já que com o fim do suporte financeiro oferecido pela empresa, a famosa comunidade de desenvolvedores independentes mantida pela empresa mundialmente conhecida à oito anos como Cyanogenmod não poderá prosseguir. Isso vai deixar milhares de usuários órfãos de uma grande alternativa para trazer uma versão atualizada do sistema para os seus modelos abandonados, assim como diminui drasticamente as possibilidades de inserir um sistema sem modificações no seu dispositivo.

Ainda que aparente, este não é o fim para a empresa, que agora trabalha em uma nova derivação do Android batizada de LineageOS, e que deve trazer um objetivo menos ambicioso em uma plataforma ainda mais aberta. A parte interessante fica por conta da confirmação da empresa de que os trabalhos irão continuar de forma integral, incluindo assim a famosa comunidade, ainda que para isso, seja necessário uma restruturação na infraestrutura necessária para que os desenvolvedores trabalhem, o que devem demorar algum tempo.

Isto confirma que a Cyanogen e conseqüentemente a Cyanogenmod de fato morreram, mas nasce algo novo das cinzas. Em algum tempo poderemos ver uma reconstrução e o retorno de uma ferramenta extremamente bem vista pelos usuários Android, que agora podem deitar suas cabeças em paz ao dormir.

Fonte.

Sobre André Portella

Estudante de TI, viciado em música, adorador de tecnologia e games.